Grêmio e Campinense se enfrentarão nesta quarta-feira (1º) pela primeira fase da Copa do Brasil. O duelo é em partida única, com mando de campo do time da Paraíba. A partida, no entanto, não será em Campina Grande, mas em Brasília. O Tricolor, por jogar fora de casa, tem a vantagem de poder empatar para avançar à próxima etapa do torneio.
Mas essa não será a primeira vez que as duas equipes duelarão pela Copa do Brasil. Em 2015, quando o formato da competição era diferente, o Grêmio, de Felipão, visitou Campina Grande também na primeira fase.
Atuando no Estádio Governador Ernani Sátyro, mais conhecido como Amigão, o Tricolor fez 2 a 1. Douglas e Luan marcaram os gols da equipe gaúcha e Felipe Alves descontou para o time da Paraíba. Na ocasião, o Tricolor entrou em campo com Marcelo Grohe; Matias Rodríguez, Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Ramiro, Maicon, Douglas e Giuliano; Luan e Brian Rodríguez.
Na volta, para pouco mais de 9 mil pessoas, mais uma vitória dos gaúchos. Na Arena, Douglas e Lincoln, já no final do segundo tempo, garantiram a vaga gremista. Em casa, a escalação teve apenas uma mudança, com a entrada de Fellipe Bastos na vaga de Ramiro.
O Grêmio tem um remanescente daquele time. O zagueiro Pedro Geromel já era titular do Tricolor. Dessa vez, o jogador não irá atuar, já que se recupera de uma lesão.
A campanha do Tricolor naquela Copa do Brasil acabou nas quartas de final, ao ser eliminado pelo Fluminense dentro da Arena. Antes, passou por CRB, Criciúma e Coritiba.