O Grêmio terá seis dias decisivos pela frente. A delegação gremista embarca nesta terça-feira (28) para Brasília, onde enfrentará o Campinense pela Copa do Brasil. O jogo tem peso de decisão pela questão financeira. A classificação para a próxima fase da competição garantirá ao clube mais R$ 1,7 milhão de premiação.
A semana ainda tem Gre-Nal. Um clássico que não decide nada, é verdade, mas ainda assim um clássico. Será o primeiro de 2023 e também o da estreia da gestão do presidente Alberto Guerra. Por isso, as escolhas de Renato Portaluppi para a equipe ganham um caráter mais decisivo. O treino desta segunda-feira (27) será uma das últimas oportunidades para o treinador resolver o planejamento para as partidas.
Até o momento, duas posições seguem sem um titular absoluto: goleiro e lateral-direito. A questão Ferreira também parece em aberto. O atacante foi preservado contra o Novo Hamburgo por conta de dores musculares. Só que o setor ofensivo teve uma atuação de gala, com seis gols marcados e bom rendimento de todas as peças escaladas por Renato.
O treinador, inclusive, avisou em sua entrevista coletiva que o período dos testes está chegando ao final. Quem quiser ser titular, precisará conquistar de vez sua posição.
— Temos testado alguns esquemas, dado oportunidade a alguns jogadores. Daqui a pouco acho o time ideal — avisou.
Uma disputa que nem parecia em aberto ganhou força nos últimos jogos. Brenno começou o ano como o dono da posição, mas acabou perdendo a vez para Adriel nas últimas três rodadas do Gauchão. Gabriel Grando, que terminou 2021 como titular e perdeu a condição no ano passado, está no fim das filas das alternativas para a posição.
Questionado após o jogo contra o Novo Hamburgo se a vaga definitivamente seria de Adriel, que teve bom rendimento em todas suas oportunidades, Renato preferiu despistar.
— Daqui pouco fixo um deles, para dar mais credibilidade e confiança. Mas o Adriel tem ido muito bem nas oportunidades que recebeu — avisou.
Ex-goleiro do Grêmio, Galatto entende que é importante que a comissão técnica defina eventualmente quem será o titular. Mas que enquanto essa decisão não acontece, todos os postulantes precisam manter a concentração como se fossem jogar.
— Aquele que tiver a chance, precisa aproveitar. Precisa ter a cabeça preparada para jogar. O que não deveria acontecer é cada um ter alguns jogos. Não vejo o Renato fazendo isso. Acredito que ele vá definir um deles como titular. Todos os goleiros mostraram qualidade — afirmou.
Último reforço contratado pelo Grêmio para o Gauchão, João Pedro é o favorito para seguir como o titular da lateral direita. O problema que pode deixá-lo de fora da viagem a Brasília e também do clássico Gre-Nal é a questão física. O jogador deixou a partida contra o Novo Hamburgo reclamando de dores musculares e passará por reavaliação do departamento médico. O lateral participou do treino de domingo, mas segue em observação.
— Não tinha razão para arriscar. Acredito que não seja nada demais, mas isso é com o departamento médico — disse Renato.
A outra opção da função também está em tratamento. Fábio está em recuperação de lesão muscular sofrida na coxa direita, durante a vitória sobre o Avenida, em 12 de fevereiro. Uma alternativa seria a improvisação de Thaciano, algo que é avaliado pela comissão técnica como um plano apenas para emergências.
No caso da utilização de Ferreira, a opção é de Renato é a manutenção ou não da base utilizada na goleada sobre o Novo Hamburgo. O técnico afirmou que gostou do rendimento do time com o trio Vina, Cristaldo e Bitello abastecendo Luis Suárez. Como o empate basta para avançar na Copa do Brasil, essa alternativa ganha força para o jogo de quarta. Desta forma, o atacante voltaria a ser opção apenas no Gre-Nal no próximo domingo, às 20h, na Arena.