O Grêmio cumpriu a expectativa e goleou o Aimoré, por 3 a 0, na tarde deste sábado (4), pela quinta rodada do Gauchão. No duelo do líder contra um dos lanternas, a vantagem se cofirmou para o Tricolor. O resultado mantém os 100% de aproveitamento da equipe no Estadual, com cinco vitórias em cinco rodadas disputadas, e deixa o clube como líder do Gauchão com 15 pontos.
Apesar da atuação irregular durante a partida na Arena, o time de Renato Portaluppi aproveitou as chances criadas e contou novamente com o faro de artilheiro de Luis Suárez. O primeiro gol marcado pelo uruguaio ainda teve um peso histórico especial. Foi o de número 600 desde a inauguração do estádio.
Renato repetiu boa parte do time do Grêmio das últimas rodadas. Só Bruno Alves e Reinaldo foram poupados, com oportunidade para Bruno Uvini e Diogo Barbosa. Não deu tempo para o Aimoré mostrar ou não se iria tentar repetir os outros adversários e fazer uma retranca na Arena. Logo aos seis minutos de jogo, após cobrança de escanteio, o Grêmio abriu o placar. Cristaldo aproveitou a desatenção do marcador e recebeu um passe curto. O argentino arriscou o chute do canto da área e acertou o travessão. No rebote, Bruno Uvini completou de cabeça para o gol.
Só que o gol marcado trouxe o Aimoré para o campo do Grêmio. O técnico Pingo cumpriu a promessa das entrevistas de antes da partida e orientou seus jogadores a buscarem o gol de Brenno.
A melhor chance do Aimoré aconteceu aos 10 minutos. Pepê recuou mal para Brenno, que chutou em cima do marcador. Dedé pegou o rebote da entrada da área e arriscou o chute. Kannemann correu em direção ao gol e posicionou como se fosse o goleiro para fazer a defesa usando o pé esquerdo.
Renato ainda perdeu uma das novidades para a partida contra o Aimoré. Bruno Uvini deu lugar a Gustavo Martins aos 18 minutos. O jovem acabou envolvido em outra boa oportunidade dos adversários. Da pequena área, o Aimoré perdeu grande chance. Dedé cruzou rasteiro. Gustavo Martins tentou o domínio, mas acabou ajeitando para Vitor Barreto. O atacante adversário chutou, só que errou o alvo.
Suárez faz o gol de número 600 do Grêmio na Arena
Leia a coluna
A resposta do Grêmio nasceu de ex-companheiros do Nacional. Com 34 mintuos, Carballo lançou Suárez, que correu nas costas de Lacerda. O camisa 9 driblou o marcador ao entrar na área e bateu procurando o canto direito de William. O goleiro do Aimoré teve mais trabalho antes do fim do primeiro tempo. Teve que realizar boa defesa em chute da entrada da área de Cristaldo.
Logo no primeiro minuto do segundo tempo, o Grêmio construiu uma boa chane. Suárez escorou para Cristaldo. O argentino arriscou o chute e quase marcou. A bola passou perto da trave direita. Quando o roteiro do primeiro tempo parecia que iria se repetir, o Grêmio encontrou o segundo gol.
Os gols de Suárez iluminaram uma tarde em que Renato tirou muitas lições
Leia a coluna
Aos 16, Cristaldo cobrou falta com precisão e encontrou a cabeça de Luis Suárez entre os marcadores. O camisa 9 desviou a bola e marcou o gol de número 600 da Arena. Sem condições físicas de suportar o empenho na marcação que mostrou nos primeiros 45 minutos, o Aimoré parou de ameaçar o gol de Brenno.
O Grêmio percebeu a falta de fôlego dos adversários e também aproveitou para reduzir o ritmo. Renato aproveitou para fazer trocas. Saíram Ferreira, Pepê e Fábio. Gabriel Silva, Thiago Santos e Thaciano foram para campo. Em desatenção do Aimoré, Suárez transformou a vitória e goleada. Nos minutos finais, o uruguaio recuperou a bola e deu um toque de categoria na saída de William. Golaço para fechar a tarde de sábado dos gremistas na Arena.
Ouça os gols do Grêmio narrados por Gustavo Manhago:
Gauchão
5ª rodada - 4/2/2023
GRÊMIO (3)
Brenno; Fábio (Thaciano, 25'/2ºT), Bruno Uvini (Gustavo Martins, 18'/1ºT), Kannemann e Diogo Barbosa; Pepê (Thiago Santos, 25'/2ºT), Carballo, Bitello, Cristaldo (Diego Souza, 36'/2ºT) e Ferreira (Gabriel Silva, 25'/2ºT); Luis Suárez. Técnico: Renato Portaluppi
AIMORÉ (0)
William; Bruno Ferreira (Ramon, INT), Milani, Guilherme Lacerda e Higor; Fabio, Mardley (Paulinho Dias, 15'/2ºT), Dedé (Thalles, 15'/2ºT), Choco (Bravo, INT) e Vitor Barreto (Pedro Peralta, 35'/2ºT); Wesley Pacheco. Técnico: Pingo
GOLS: Bruno Uvini aos 6 minutos do 1º tempo; Luis Suárez aos 16 e 40 minutos do 2º tempo
CARTÕES AMARELOS: Fabio (A), Vitor Barreto (A), Ramon (A)
ARBITRAGEM: Rafael Rodrigo Klein, auxiliado por Otavio Legramanti e Fagner Bueno Cortes
PÚBLICO: 25.749 24.171 (pagantes)
RENDA: R$ 1.322.949,00
LOCAL: Arena do Grêmio
Próximo jogo - Gauchão
9/2/2023 — 19h30min
Juventude x Grêmio