O sorteio da CBF colocou o Campinense no caminho do Grêmio na primeira fase da Copa do Brasil. O time paraibano enfrentará o Tricolor ainda em data indefinida — pode ser na semana do dia 22 de fevereiro ou na primeira semana de março. O adversário da equipe gaúcha não vive um bom momento na temporada. Os dois times duelam em confronto único. O Tricolor terá a vantagem do empate para avançar de fase.
Com o empate por 1 a 1 contra o Nacional de Patos, na sétima rodada do Estadual, a Raposa, apelido em virtude do mascote da equipe, passou a não depender mais apenas de seus próprios esforços para conquistar a classificação às semifinais.
Mesmo que o Campinense vença os dois jogos que lhe restam, só chegará a 16 pontos e poderá terminar a fase classificatória atrás de São Paulo Crystal, Treze, Sousa e Botafogo-PB, que, no momento, são os seus concorrentes mais diretos. A campanha é contrastante com a do ano passado, que nos primeiros sete jogos mostrava seis vitórias e um empate — o Campinense é atual bicampeão da Paraíba.
Na Copa do Nordeste, a situação é parecida. Em dois jogos, duas derrotas — para Sport e Fortaleza. As más atuações criaram uma pressão para a direção do Campinense. A torcida tem pedido a saída do presidente Danylo Maia. O dirigente, no entanto, exaltou o fato de enfrentar o Grêmio no Estádio Amigão, em Campina Grande:
— A Copa do Brasil é a competição que consegue estabelecer em uma prateleira só todos os clubes do Brasil. A gente sabe que futebol é decidido dentro de campo mesmo, as tradições, a história ficam nos anais, mas aí a gente sabe de todos os reajustes que estamos fazendo no grupo e até lá estaremos muito mais fortes para encarar o Grêmio, respeitando a história, mas encarando como um adversário e buscando atender a expectativa do torcedor e porque não dizer a classificação.
O time paraibano conta com um velho conhecido da torcida gremista. Na lateral-esquerda, o atual titular é Bruno Collaço, que foi revelado na base do Grêmio e ficou no clube até 2012, quando começou a ser emprestado pelo Tricolor.
Retrospecto do confronto
Essa não será a primeira vez que as duas equipes jogarão na Copa do Brasil. Ainda em 2015, quando o formato da competição era diferente, o Grêmio, de Felipão, visitou Campina Grande também na primeira fase.
Atuando no Amigão, o Tricolor fez 2 a 1 e venceu os adversários. Douglas e Luan marcaram os gols da equipe de Porto Alegre e Felipe Alves descontou para o time da Paraíba. Na volta, mas uma vitória dos gaúchos. Na Arena, Douglas e Lincoln, já no final do segundo tempo, garantiram a vaga gremista.
O Grêmio tem um remanescente daquele elenco atualmente. O zagueiro Pedro Geromel já era titular do time. Dessa vez, o jogador deve ficar de fora do confronto, visto que se recupera de uma lesão.