Contratado em janeiro, João Pedro é o único reforço do Grêmio que não estreou na temporada. O clube adotou cautela na primeira aparição do lateral na equipe de Renato Portaluppi. A estratégia é preparar o jogador para suportar o calendário de competições. GZH explica os motivos para a ausência do atleta nas partidas do Gauchão.
Na avalição da comissão técnica, o novo camisa 18 estava com um déficit na carga física causada principalmente pela preparação no Porto, antiga equipe, após o empréstimo pelo Corinthians, quando entrou em campo pela última vez em 28 de junho. Desde então, apenas treinou na Europa sem jogar oficialmente.
Com isso, João Pedro se apresentou com uma baixa intensidade. Os preparadores gremistas praticamente dobraram a carga de trabalho. Sendo assim, aliado ao desempenho de Fábio, titular em cinco confrontos em 2023, e Thaciano, que foi preparado para ser improvisado no setor, teve a estreia adiada.
O Grêmio evita colocar prazos sobre o primeiro jogo que o lateral será relacionado. Há expectativa de o jogador seja aproveitado em um dos dois próximos compromissos: contra o Avenida, no domingo (12), ou diante do São Luiz, em Ijuí, no dia 18. A ideia é de que ele receba alguns minutos até que tenha a oportunidade de disputar a posição com Fábio.
João Pedro assinou contrato até o final de 2023, com possibilidade de renovação por mais uma temporada. O Tricolor não desembolsou valores pela contratação, já que o Porto liberou o profissional sem custos.