A decisão da Recopa Gaúcha entre Grêmio e São Luiz, na noite desta terça-feira (17), ganhou contornos de grande jogo nos últimos dias. E o fator principal para que essa transformação acontecesse na disputa que envolve o campeão gaúcho e o vencedor da Copa da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) tem nome: Luis Suárez. O atacante uruguaio que iá completar 36 anos daqui uma semana tem despertado uma verdadeira comoção entre os gremistas, tanto que sua apresentação para a torcida levou mais de 31 mil pessoas à Arena.
Goleador por onde passou e quinto maior artilheiro em atividade no futebol mundial, Luisito vestirá a camisa 9 gremista em um estádio que deverá estar repleto e onde todas as atenções estarão voltada a ele.
Sem jogar há 46 dias, o uruguaio será titular de Renato Portaluppi. Porém, não existe uma previsão de quanto tempo ele estará em campo. A ideia é deixar por conta dele a definição do período em que ficará em campo.
— Ele vem treinando, é mais um jogador que está se adaptando. É um jogador acima da média. Mas ele tinha algum tempo sem pré-temporada. Está com um pouco de dores, mas sem dúvida alguma ele jogará. Mas a resposta de quantos minutos depende do jogador. Enquanto estiver bem, vai jogar. Se achar que está cansado, o tiramos. No próximo sábado (21), temos a estreia no Gauchão — disse Renato em entrevista pré-jogo.
Depois de diversas temporadas na Europa, Luis Suárez voltou à América do Sul no segundo semestre de 2022 para defender o clube do coração, o Nacional, e se preparar para a Copa do Mundo do Catar. Em todo o ano, contando a reta final de sua passagem pelo Atlético de Madrid, o novo centroavante do Grêmio esteve em campo em 45 jogos, fez 13 gols e deu duas assistências.