A Copa FGF é do São Luiz. O time de Ijuí, que havia vencido o jogo de ida diante do Passo Fundo por 3 a 1, ganhou novamente neste sábado (12), desta vez por 2 a 1, gols de Édipo e Rafael Goiano. Guilherme Teixeira descontou. Com a conquista, está classificado também para a Copa do Brasil de 2023 — o que significa uma premiação generosa da CBF pela participação já na primeira fase.
No Vermelhão da Serra com bom público, os donos da casa tomaram a iniciativa, já que precisavam reverter a desvantagem. Mas a pressão foi bem controlada pelo São Luiz. A única chance clara do Passo Fundo veio do pés de Michel, que concluiu por cima após um vacilo da defesa.
Aos poucos, a equipe treinada por William Campos foi se assentando. E na metade final do primeiro tempo, abriu o placar. Paulinho arriscou de longe, o goleiro deu rebote e Édipo fez 1 a 0. Ainda no embalo pelo gol, o São Luiz chegou ao segundo aos 42. Após cobrança de falta para a área, Rafael Goiano, de cabeça, ampliou.
O técnico Marcelo Caranhato fez três trocas no Passo Fundo, no tudo ou nada. Aos 12, um dos jogadores que haviam entrado no intervalo descontou. Guilherme Teixeira aproveitou a sobra na entrada da área e bateu bonito: 2 a 1.
O Passo Fundo ainda tentou ao menos reduzir a desvantagem, mas o São Luiz não deu brecha. Experiente, o time de Ijuí administrou o resultado e comemorou com os muitos torcedores que encheram o espaço destinado a eles no Vermelhão da Serra.
Agora, o São Luiz aguarda o sorteio da Copa do Brasil para conhecer seu adversário na competição do ano que vem. E prepara a conta bancária para receber a premiação. Em 2022, a CBF pagou R$ 620 mil aos participantes da primeira fase.