De volta à elite do futebol nacional, o Grêmio abre a temporada de 2023 com um elenco reformulado e reforçado. Entre as chegadas, destaque para a contratação de Luis Suárez, que já teve o nome publicado no BID e deve fazer sua estreia na Recopa Gaúcha. O time que vai enfrentar o São Luiz tem caras novas em todos os setores.
Diante do cenário, GZH fez um levantamento sobre as escalações do Tricolor no início das últimas quatro temporadas, levando em conta a utilização de titulares. Comunicadores do Grupo RBS avaliam se a equipe de Renato Portaluppi em 2023 é a melhor desde 2019.
Maurício Saraiva, comentarista da RBS TV e Rádio Gaúcha
"Pelo retrospecto, entrosamento e tamanho dos jogadores envolvidos, a de 2019 é a melhor escalação. Geromel, Maicon, Luan e Everton, imagine. As de 2020, 2021 e 2022 não há como comparar com a de 2019. A da temporada de 2023 tem ótimas perspectivas".
José Alberto Andrade, apresentador da Rádio Gaúcha
"A escalação do Grêmio para a estreia em 2023 carece de experimentação. Na teoria, no papel, tem boas chances de se tornar um bom time. É muito melhor do que a do ano passado, mesmo que tenha nomes repetidos pelo simples fato de 2022 ter começado com o pesado passivo do rebaixamento. Luis Suárez é um nome de exceção como o clube não teve em temporadas anteriores, mas o coletivo ainda é uma incógnita".
Marcelo de Bona, narrador e apresentador da Rádio Gaúcha
"Em nomes, é a melhor. Mas nem tanto. O futebol não se faz só com nomes. Agora Renato precisará fazer o time jogar. O Grêmio de 2019 ainda tinha muito do Grêmio vencedor, com Geromel, Maicon, Luan e, principalmente, Everton. O time de 2023 precisará provar".
As primeiras escalações do Grêmio desde 2019*
*Apenas jogos com titulares
2019 - Grêmio 3x0 Juventude
Julio César; Léo Moura, Paulo Miranda, Geromel e Cortez; Michel, Maicon, Marinho, Luan e Everton; Jael.
Ainda entraram: Leonardo Gomes, Jean Pyerre e Felipe Vizeu. O técnico era Renato Portaluppi.
2020 - Grêmio 0x2 Caxias
A estreia no Estadual daquele ano sofreu uma alteração: diferentemente do planejamento inicial da direção, o Grêmio iniciou o Gauchão utilizando time principal. Logo na primeira partida, em casa, foi derrotado por 2 a 0 para o Caxias. Na ocasião, o elenco comandado por Renato contava com velhos conhecidos, como o zagueiro Kannemann, o lateral-esquerdo Cortez, o volante Maicon e os atacantes Alisson e Everton, além das chegadas do goleiro Vanderlei, do lateral-direito Victor Ferraz e do meio-campista Lucas Silva.
A escalação teve: Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Kannemann e Cortez; Maicon, Lucas Silva; Alisson, Patrick e Everton; Luciano.
Entraram ainda Isaque e Ferreira. O técnico era Renato Portaluppi.
2021 - Copa do Brasil
(vitórias do Palmeiras: ida 1 a 0 e a volta 2 a 0)
Com a eminência da decisão da Copa do Brasil (título referente à edição de 2020), o Grêmio começou o Gauchão com time reserva. A base de time que perdeu o título para o Palmeiras era formada por Paulo Victor; Vanderson (Victor Ferraz), Paulo Miranda, Kannemann e Diogo Barbosa; Matheus Henrique e Maicon; Alisson, Jean Pyerre (Thaciano) e Pepê (Ferreira); Diego Souza. O técnico era Renato Portaluppi.
2022 - Grêmio 2x1 São Luiz
O time considerado titular só entrou em campo na terceira rodada do Gauchão, diante do São José. Na vitória por 2 a 1, na Arena, o técnico Vagner Mancini mandou a campo: Gabriel Grando; Orejuela, Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Lucas Silva e Campaz; Janderson, Ferreira e Diego Souza.
Ainda entraram Rodrigues, Nicolas, Rildo, Gabriel Silva e Churín. Na oportunidade, Campaz foi um dos destaque do jogo ao marcar de falta e dar assistência para o segundo gol anotado por Diego Souza.