Grêmio
Pentacampeão
Gaúcho
2022

Crédito: Jefferson Botega

Com vitória por 2 a 1 diante do Ypiranga, na Arena, o Grêmio conquistou mais uma edição de Campeonato Gaúcho. O título de 2022 é o quinto consecutivo na hegemonia estadual do Tricolor, algo que não acontecia desde 1989.

star Início star A campanha star Os campeões star Os últimos 4 títulos star O penta em fotos

As 5 estrelas
do Grêmio

Não foi um título com uma grande estrela, um artilheiro implacável, ou com campanha avassaladora do começo ao fim, como em outros anos. Mas o penta conquistado em 2022, ficará marcado pela retomada da confiança do Tricolor, após uma temporada que culminou em rebaixamento no Brasileirão. Do experiente Geromel à revelação Bitello, o título do Grêmio passa também pelos gols de Elias, que iniciou o Gauchão junto ao time de transição, à liderança de Diego Souza e o toque final de Roger Machado, que ajustou o time com as peças que ali estavam para chegar ao PENTA, o que não ocorria desde 1989.

foto da vitória

Os destaques

A campanha

Não foi uma campanha invejável, mas consistente. Embora às críticas ao trabalho de Vagner Mancini, o ex-treinador deixou o clube invicto na competição. Ainda assim, foram duas derrotas do Tricolor na primeira fase, uma delas no Gre-Nal. Depois disso, goleada no clássico na semifinal, se garantindo como melhor ataque da competição, e vitória sobre o Ypiranga, em Erechim, no jogo de ida da final, garantindo a vantagem para a confirmação do título, na Arena.

foto da vitória
André Ávila/ BD/ Agência RBS

Grêmio 2 x 1 Caxias

A caminhada gremista rumo ao título do Gauchão começou com uma vitória sobre o Caxias, na Arena. Com a ideia de realizar uma pré-temporada completa e preparar o elenco principal para as competições prioritárias da temporada, o Grêmio iniciou o Gauchão com seu time de Aspirantes, comandado por César Lopes. Elias Manoel, que já tinha atuado no time principal na temporada passada, fez a diferença atuando como centroavante e marcou dois gols, um em cada tempo. O Grená ainda descontou no segundo tempo, em falha da defesa gremista que ocasionou no gol contra de Heitor.

Grêmio: Felipe Scheibig; Felipe, Ericson, Heitor e Guilherme Guedes; Jhonata Varela e Bitello (Gazão, 32'/2ºT); Vini Paulista (Matheus Frizzo, 24'/2ºT), Pedro Lucas e Rildo (Guilherme Azevedo, 24'/2ºT); Elias (Wesley, 17'/2ºT). Técnico: César Lopes.

Caxias: Marcelo Pitol; Marcelo, Rafael Dumas, Thiago Sales e Rennan Siqueira (Jonathan, 27'/2ºT); Amaral e Davi Lopes (Vidaletti, 38'/2ºT); França, Renan Oliveira (Diogo Sodré, 17'/2ºT) e Matheuzinho (Willian, 17'/2ºT); Giovane Gomez (Batista, 17'/2ºT). Técnico: Rogério Zimmermann.

Gauchão | 1ª Rodada

x

Grêmio

Elias 31'/1ºT

Elias 8'/2ºT

2
1

Caxias

Heitor, contra 28'/2ºT

Brasil-Pel 1 x 1 Grêmio

O quarto ponto do Grêmio no Gauchão foi conquistado em Pelotas, no Estádio Bento Freitas, palco do título de 2018. Atuando mais uma vez com o time de Aspirantes, o Tricolor saiu na frente do Xavante, porém sofreu o empate nos minutos finais. O nome daquela tarde de sábado da Zona Sul foi o volante Bitello, autor da jogada que ocasionou o gol de Elias Manoel, que sofreu e converteu o pênalti, inaugurando o placar.

Brasil-Pel: Marcelo (Vitor Luiz); Marcelinho, Fernando, Helerson e Henrique Ávila (Paulo Victor); Juliano, Gabriel Araújo, Karl (Luiz Meneses); Marllon, Thiago Santos (Bruno Paulo) e Joanderson (Luizinho). Técnico: Jerson Testoni

Grêmio: Felipe Scheibig; Felipe Albuquerque, Ericson, Heitor e Guilherme Guedes (Thiago Rosa); Jhonata Varela, Bitello (Gazão), Vini Paulista (Guilherme Azevedo), Pedro Lucas e Rildo (Wesley); Elias. Técnico: César Lopes.

Gauchão | 2ª Rodada

x

Brasil-Pel

Paulo Victor 41'/2ºT

1
1

Grêmio

Elias Manoel 2'/2ºT

Grêmio 2 x 1 São José

Ainda em pré-temporada, com a previsão de mais 10 dias de trabalhos físicos, o confronto com o Zequinha marcou a estreia do time principal na temporada 2022. A equipe de Vagner Mancini fez sua estreia em frente ao torcedor após 55 dias da queda para a Série B do Brasileirão. Com alguns sustos no segundo tempo, o Grêmio contou com uma boa atuação de Diego Souza para começar a caminhada no ano com um bom resultado. A torcida abraçou o grupo de jogadores. Só Vagner Mancini recebeu vaias, sem muita intensidade, na apresentação nos alto falantes do estádio. Jaminton Campaz, em cobrança de falta, abriu o placar e deu um indicativo de que poderia ter um ano de afirmação na Arena. Neste jogo, Gabriel Grando foi titular, inaugurando um revezamento de goleiros promovido por Mancini. A vitória manteve o Tricolor na liderança da competição.

Grêmio: Gabriel Grando; Orejuela (Rodrigues, 35'/2ºT), Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa (Nicolas, 35'/2ºT); Thiago Santos, Lucas Silva, Janderson (Gabriel Silva, 39'/2ºT), Campaz (Rildo, 30'/2ºT) e Ferreira; Diego Souza (Churin, 39'/2ºT). Técnico: Vagner Mancini

Fábio; Lissandro (Alex Murici, 26'/2ºT), Bruno Jesus, Jadson e Marcelo (David, 30'/2ºT); Fabiano, Gui Vieira (Gabriel Lima, INT), Crystopher, Sillas (Padu, INT); Mazola (Thayllon, 26'/2ºT) e Everton Bala. Técnico: Pingo

Gauchão | 3ª Rodada

x

Grêmio

Campaz 5'/1ºT

Diego Souza 19'/2ºT

2
1

São José

Bruno Jesus 3'/2ºT

Grêmio 2 x 0 Guarany-Bagé

Para dar mais ritmo aos titulares, Grêmio repetiu diante do Guarany-Ba a equipe que vencera o São José. Com gols de Janderson e Diego Souza, a equipe de Vagner Mancini manteve a liderança e a invencibilidade na competição. A partida marcou a estreia do argentino Martín Benítez, contratado junto ao Independiente para ser o meia-articulador do time. Depois de sair da frente, o Tricolor diminuiu o ritmo de jogo e a postura gerou questionamentos após a partida.

Grêmio: Gabriel Grando; Orejuela, Bruno Alves, Geromel e Diogo Barbosa; Thiago Santos (Villassanti, 13'/2ºT) e Lucas Silva (Fernando Henrique, 13'/2ºT); Janderson (Gabriel Silva, 38'/2ºT), Campaz (Benítez, 31'/1ºT) e Ferreira; Diego Souza. Técnico: Vagner Mancini.

Guarany-Ba: Otávio; Raphinha, Léo Kanu, Wagner Freitas e Diego Macedo (Gustavo Sapeka, 21'/2ºT); Vavá, David e Rafael Carrilho (Robert, 29'/2ºT); Lucas Hulk (Marcos Paulo, 21'/2ºT), Wallan Luan (Leandro Canhoto, int.) e Jarro (Roger Bastos, 29'/2ºT). Técnico: Cristian de Souza.

Gauchão | 4ª Rodada

x

Grêmio

Janderson 2'/1ºT

Diego Souza 14'/2ºT

2
0

Guarany-Bagé

Aimoré 1 x 2 Grêmio

Apostando em time alternativo para iniciar a partida, proporcionando novas observações, o Grêmio teve de fazer mais força do que o previsto para buscar a vitória de virada sobre o Aimoré. Villasanti e Rodrigues marcaram no segundo tempo, revertendo o placar para 2 a 1. O resultado, que fez o Tricolor quebrar uma sequência de 28 anos sem vitórias no Cristo Rei, só veio quando o técnico Vagner Mancini mandou para o jogo alguns titulares, como Ferreira e Diego Souza. Rodrigues, novidade como lateral-direito no jogo passado, ganhou créditos com a atuação no segundo tempo e o gol marcado.

Aimoré: Fabián Volpi; Bruno Ferreira, Henrique, Darlan e Raphael Soares; Wellington Reis, Adriano Klein (Sassá, 34'/2ºT), Mardley (Paulinho Dias, 19'/2ºT) e Wagner; Wesley Pacheco (Marco, Antonio, 43'/2ºT) e Vinícius Baiano (Luís Soares, 38'/2ºT). Técnico: Rafael Lacerda

Grêmio: Brenno; Lucas Kawan (Bruno Alves, INT), Rodrigues, Gustavo Marins e Nicolas; Fernando Henrique (Victor Bobsin, 42'/2ºT), Villasanti, Gabriel Silva (Janderson, 19'/2ºT), Benítez, Rildo (Ferreira, INT); Diego Churín (Diego Souza, 19'/2ºT). Técnico: Vagner Mancini

Gauchão | 5ª Rodada

x

Aimoré

Wesley 14'/2ºT

1
2

Grêmio

Villasanti 32'/2ºT

Rodrigues 41'/2ºT

Grêmio 1 x 1 Juventude

Um gol nos acréscimos salvou o Grêmio de perder a invencibilidade na sexta rodada do Gauchão. Aos 46 minutos, Nicolas, que havia entrado no segundo tempo, acertou um chute de fora da área, rasteiro, e empatou o jogo que tinha vantagem do Juventude desde que Capixaba havia aberto o placar. Vagner Mancini devolveu o time que considerava titular no começo de temporada. Isso significou Diogo Barbosa na lateral esquerda, a dupla de volantes Thiago Santos e Lucas Silva, mais Benítez, Janderson e Ferreira, com Diego Souza de centroavante. No gol, a manutenção de Brenno. No entanto, as escolhas do treinador e o desempenho da equipe foram a gota d'água para a direção gremista. No dia seguinte, Mancini foi demitido.

Grêmio: Brenno; Orejuela (Rodrigues, 21'/2ºT), Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa (Nicolas, 37'/2ºT); Thiago Santos, Lucas Silva (Villasanti, 21'/2ºT), Janderson, Benítez (Rildo, 37'/2ºT) e Ferreira (Gabriel Silva, 8'/2ºT); Diego Souza. Técnico: Vagner Mancini

Juventude: César; Soares, Danilo Boza, William Mateus e Moraes; Kelvi, Elton e Jadson; Capixaba (Hélio Borges, 37'/2ºT), Ricardo Bueno (Pitta, 23'/2ºT) e Guilherme Parede. Técnico: Eduardo Barros (interino)

Gauchão | 6ª Rodada

x

Grêmio

Nicolas 46'/2ºT

1
1

Juventude

Capixaba 35'/2ºT

União-FW 3 x 1 Grêmio

Em uma cabine da Arena União, o novo técnico Roger Machado não teve motivo algum para ficar satisfeito com o que viu em Frederico Westphalen. Comandado pelo interino Cesar Lopes, o Grêmio foi derrotado pelo União-FW por 3 a 1 e teve uma péssima atuação. Jander, Eliomar e Laion marcaram para os mandantes, enquanto Elias anotou o gol gremista. O resultado interrompeu a série invicta e fez o Tricolor perder a liderança do Gauchão - aumentando a responsabilidade para a estreia de Roger, que aconteceria no final da semana, contra o São Luiz.

União-FW: Marcão; Lessa, Talis, Cleiton e Jander (Iago, INT); Igor Silva, Marquinhos, Eliomar (Menezes, 40'/2ºT) e Laion (Yuri, 40'/2ºT); Joãozinho (Buzatto, 29'/2ºT) e Daivison (Anderson Magrão, 19min/2º) Técnico: Daniel Franco

Grêmio: Gabriel Grando; Orejuela, Rodrigues, Bruno Alves, Nicolas; Thiago Santos (Lucas Silva, INT); Janderson (Vini Paulista, 38'/2ºT), Villasanti (Gabriel Silva, 18'/2ºT), Bitello, Rildo (Fernando Henrique, 38'/2ºT); Elias (Churín, 41/'2ºT). Técnico: Cesar Lopes (interino)

Gauchão | 7ª Rodada

x

União-FW

Jander 24'/1ºT

Eliomar 1'/2ºT

Laion 24'/2ºT

3
1

Grêmio

Elias 28'/1ºT

Grêmio 4 x 0 São Luiz

A estreia de Roger Machado foi uma festa na Arena. Com um total domínio desde os primeiros minutos do jogo, o Grêmio goleou o São Luiz por 4 a 0 e retomou a liderança do Gauchão. Diego Souza, Rildo, Nicolas e Janderson marcaram os gols da partida. A primeira escalação do treinador mostrou o caminho da nova era no Grêmio. Brenno foi definido com o goleiro titular e o meio-campo não contou com nenhum volante com função exclusiva de contenção. Villasanti, segundo ou terceiro homem de meio em outros momentos, foi escolhido para atuar na primeira função, atrás de Bitello e do jovem Gabriel Silva. A ideia do treinador foi de buscar aproximações e combinações entre os meias e extremas, que faziam os movimentos para dentro deixando o lado do campo para os laterais.

Grêmio: Brenno; Orejuela, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti (Victor Bobsin, 38'/2ºT); Janderson (Vini Paulista, 33'/2ºT), Bitello (Lucas Silva, 33'/2ºT), Gabriel Silva e Rildo (Elias, 22'/2ºT); Diego Souza (Churín, 2ºT). Técnico: Roger Machado.

São Luiz: Renan Rocha; Lucas Carvalho, Rodrigo Milanez, Willian Goiano e Márcio Goiano (Mizael, 38'/2ºT); Régis (Capa, INT), Jeferson Prill e Paulinho Santos; Jean Dias (Paulinho Simionato, 20'/2ºT), Juba (Taiberson, 20'/2ºT) e Ariel (Jhonata Araújo, 20'/2ºT). Técnico: Paulo Henrique Marques.

Gauchão | 8ª Rodada

x

Grêmio

Diego Souza 9'/1ºT

Rildo 35'/1ºT

Nicolas 17'/2ºT

Janderson 32'/2ºT

4
0

São Luiz

Inter 1 x 0 Grêmio

Dez dias depois do previsto, o clássico 435 enfim ocorreu. Desconcentrado e sem conseguir imprimir seu futebol, especialmente no primeiro tempo, o Grêmio fez uma de suas piores partidas na temporada e saiu derrotado por 1 a 0, em gol de David. Quem esperava um Tricolor com marcação forte, buscando o resultado, se assustou com o que viu. O jogo apresentou evidências de que o técnico Roger Machado precisava realizar uma série de ajustes na equipe, e que o elenco necessitava de reforços.

Inter: Daniel; Bustos, Kaique Rocha, Victor Cuesta e Moisés (Bruno Méndez, 40'/2ºT); Gabriel Liziero; Edenilson (D'Alessandro, 40'/2ºT), Taison (Boschilia, INT) e Mauricio (Johnny, 33'/2ºT); David (Wesley Moraes, 33'/2ºT). Técnico: Alexander Medina.

Grêmio: Brenno; Orejuela (Rodrigues, INT), Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Thiago Santos (Vini Paulista, 22'/2ºT) e Villasanti; Janderson (Gabriel Silva, INT), Campaz e Rildo (Bitello, 37'/1ºT); Elias (Wesley, 34'/2ºT). Técnico: Roger Machado.

Gauchão | 9ª Rodada

x

Inter

David 47'/1ºT

1
0

Grêmio

Novo Hamburgo 1 x 1 Grêmio

Sem atuar na nona rodada, por conta do adiamento do clássico Gre-Nal, que teve o volante Mathías Villasanti atingido na cabeça por uma pedra na chegada da delegação gremista ao Beira-Rio, o Grêmio enfrentou o Novo Hamburgo ainda bastante questionado. No meio da semana, o Tricolor fora eliminado pela primeira vez em sua história na primeira fase da Copa do Brasil ao perder por 3 a 2 para o Mirassol, atuando no interior paulista. No Estádio do Vale, o Grêmio saiu atrás do placar e buscou o empate no segundo tempo. O 1 a 1 (gols de Da Silva para os donos da casa e Gabriel Silva para os visitantes) aliviou a tensão do ambiente e preparou o time para o Gre-Nal, remarcado para a quarta-feira seguinte.

NOVO HAMBURGO: Raul; Camargo, Islan, Luis Gustavo (Kesley) e Higor; Kaio, Felipe Guedes, Alex Nagib (Jefinho), Junior Timbó (Ednei) e Michel Renner (Escobar); Da Silva. Técnico: Gelson Conte

GRÊMIO: Brenno; Orejuela, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Thiago Santos (Bitello), Villasanti (Vini Paulista), Janderson (Elias), Campaz (Benítez), Rildo (Gabriel Silva); Diego Souza. Técnico: Roger Machado

Gauchão | 10ª Rodada

x

Novo Hamburgo

Da Silva 26'/1ºT

1
1

Grêmio

Gabriel Silva 40'/2ºT

Grêmio 2 x 0 Ypiranga

Após a decepção do Gre-Nal, o Grêmio deu uma resposta ao seu torcedor logo três dias depois, diante do Ypiranga. Com uma nova escalação, o time pensado por Roger Machado dominou do início ao fim do jogo o time de melhor campanha na fase de grupos do Gauchão. Com o volante Bitello como grande destaque, o Tricolor fez 2 a 0 na Arena sobre o Ypiranga e deu um passo importante na retomada da confiança. Em um gol olímpico, Campaz abriu o marcador ainda no primeiro tempo, enquanto Bitello ampliou no segundo. O placar, porém, foi insuficiente para superar o Canarinho no saldo de gols, fazendo com que o adversário da semifinal fosse o Inter, terceiro colocado.

Grêmio: Brenno; Rodrigues, Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Villasanti e Bitello (Lucas Silva, 34'/2ºT); Janderson (Rildo, 10'/2ºT), Campaz (Vini Paulista, 34'/2ºT) e Gabriel Silva (Benítez, 27'/2ºT); Elias. Técnico: Roger Machado.

Ypiranga: Edson; Gedeílson (Guilherme Amorim, INT), Carlos Alexandre, Bispo e Diego Porfirio (Marcão, 38'/1ºT); Lorran (Jefferson. 17'/2ºT), Robson e John Lennon (Windson, 27'/2ºT); Erick, Matheus Santos (Marcelinho 17'/2ºT) e Hugo Almeida. Técnico: Luizinho Vieira.

Gauchão | 11ª Rodada

x

Grêmio

Campaz 25'/1ºT

Bitello 18'/2ºT

2
0

Ypiranga

Inter 0 x 3 Grêmio

O Gre-Nal que abriu a semifinal do Gauchão 2022 encaminhou a vaga gremista para buscar o penta. Em pleno Beira-Rio, o Grêmio aplicou uma goleada de 3 a 0 sobre o Inter, com gols de Elias, Bitello e Diego Souza (de pênalti). O resultado deu a possibilidade de o Tricolor ter a condição de poder até perder por dois gols na partida de volta, na Arena, prevista para quatro dias depois, que estaria na final. Foi um clássico absolutamente diferente do válido pela fase classificatória e vencido pelo Colorado. Foram várias novidades na formação: Rodrigues improvisado na lateral, no lugar de Orejuela, um meio-campo mais recheado, com Lucas Silva, Bitello e Villasanti e, na frente, o retorno de Diego Souza com Campaz por um lado e, a surpresa do clássico, Elias, do outro. Desse modo, o Grêmio conseguiu fazer um jogo sólido defensivamente e encontrou espaços para os contra-ataques, forma como construiu seus gols.

Inter: Daniel; Bustos, Kaique Rocha, Cuesta e Paulo Victor; Gabriel (Johnny, 23'/2ºT) e Liziero; Edenilson (Bruno Méndez, 23'/2ºT), Taison (Caio Vidal, 35'/2ºT), Mauricio (Wesley Moraes, Int); David. Técnico: Alexander Medina

Grêmio: Brenno; Rodrigues, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti, Lucas Silva (Gabriel Silva, 31'/2ºT), Bitello (Thiago Santos, 35'/2ºT); Campaz (Rildo, 42'/2ºT), Elias (Janderson, 31'/2ºT) e Diego Souza (Thiago Santos, 42'/2ºT). Técnico: Roger Machado

Gauchão | Semifinal | Jogo da ida

x

Inter

0
3

Grêmio

Elias 11'/1ºT

Bitello 17'/1ºT

Diego Souza 26'/2ºT

Grêmio 0 x 1 Inter

O Inter ganhou, o Grêmio avançou. No segundo clássico da semifinal do Gauchão, o Tricolor soube administrar a vantagem obtida na partida de ida e, mesmo com derrota por 1 a 0, se classificou graças aos três marcados no Beira-Rio. Mesmo jogando em casa, o Tricolor a mesma postura defensiva do jogo de ida e viu o rival se jogar ao ataque em busca de uma improvável virada. O jogo ganhou uma dose de drama quando Taison abriu o placar para os colorados, aos 19 minutos do segundo tempo. No entanto, foi só. Os gremistas conduziram o jogo até o fim sem correr riscos, embora o Inter tenha tentado de todas as formas. No final, festa na Arena com a classificação para a decisão diante do Ypiranga.

Grêmio: Brenno; Rodrigues (Sarará, 23'/2ºT), Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Thiago Santos (Gabriel Silva, 23'/2ºT), Lucas Silva e Bitello (Fernando Henrique, 44'/2ºT); Elias (Ferreira, 13'/2ºT), Campaz (Janderson, 44'/2ºT) e Diego Souza. Técnico: Roger Machado

Inter: Daniel; Fabricio Bustos, Bruno Méndez, Kaique Rocha e Liziero; Gabriel (Johnny, 43'/2ºT), Edenilson, David (Caio Vidal, 38'/1ºT), Mauricio (Gustavo Maia, 45'/2ºT), Taison (Matheus Cadorini, 43'/2ºT); Wesley Moraes. Técnico: Alexander Medina

Gauchão | Semifinal | Jogo da volta

x

Grêmio

0
1

Inter

Taison 19'/2ºT

Ypiranga 0 x 1 Grêmio

O Grêmio venceu o jogo de ida da final, em Erechim, por 1 a 0. No sábado (26), o Tricolor largou em vantagem na decisão com gol de Lucas Silva, de pênalti, nos minutos finais da decisão.

Ypiranga: Edson; Gedeílson (Guilherme Amorim, 34'/2ºT), Carlos Alexandre, Bispo e Diego Porfirio; Lorran (Robson, INT), Falcão, Luiz Felipe (Cesinha, INT), Marcelinho (Jefferson, 38'/2ºT) e Erick; Hugo Almeida (Gabriel Rossetto, 47'/2ºT). Técnico: Luizinho Vieira

Grêmio: Brenno; Rodrigues, Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Villasanti, Lucas Silva, Bitello (Vini Paulista, 34'/2ºT), Elias (Janderson, 24'/2ºT) e Campaz (Gabriel Silva, 24'/2ºT); Diego Souza (Diego Churín, 34'/2ºT). Técnico: Roger Machado

Gauchão | Final | Jogo da ida

x

Ypiranga

0
1

Grêmio

Lucas Silva 47'/2ºT

Grêmio 2 x 1 Ypiranga

Na Arena, diante de 43 mil pessoas, o Grêmio venceu o Ypiranga por 2 a 1, com gols de Bruno Alves e Rodrigues, confirmou a vantagem do jogo de ida e conquistou, pela 41ª vez em sua história, o título do Campeonato Gaúcho. Foi a quinta taça estadual seguida, mostrando a força regional da equipe. E também especial para Roger Machado, que agora é campeão também como técnico, além de jogador.

Grêmio: Brenno; Rodrigues, Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Villasanti, Lucas Silva (Thiago Santos, 49’/2ºT) e Bitello (Benítez, 49’/2ºT); Campaz (Janderson, 35’/2ºT), Elias (Churín, 35’/2ºT) e Ferreira (Gabriel Silva, 38’/2ºT) Técnico: Roger Machado

Ypiranga: Edson; Gedeílson, Carlos Alexandre, Bruno Bispo e Diego Porfírio; Lorran (Robson, 18/2ºT, depoisJefferson, 35’/2ºT) e Falcão; Matheus Santos Gabriel Rossetto, 35’/2ºT), Marcelinho (Cesinha, INT) e Erick; Hugo Almeida (Rodrigo Carioca, 13’/2ºT) Técnico: Luizinho Vieira

Gauchão | Final | Jogo da volta

x

Grêmio

Bruno Alves 45'/1ºT

Rodrigues 31'/2ºT

2
1

Ypiranga

Erick 34'/2ºT

Os campeões desta edição

Dos jovens da transição ao grupo principal, 39 jogadores entraram em campo pelo Grêmio na competição. Atletas como Orejuela, Guilherme Guedes e Guilherme Azevedo nem estão mais no Tricolor, mas fazem parte da campanha vitoriosa do Grêmio, que teve o zagueiro Bruno Alves o meia Gabriel Silva como os que mais entraram em campo, 13 partidas, cada.

foto da vitória
Félix Zucco/ BD/ Agência RBS

veja cada um deles

Legenda: J - Jogos, G - Gols feitos, GS - Gols sofridos

Goleiros

J GS
Brenno 10 6
Felipe Scheibig 2 2
Gabriel Grando 3 4

Laterais

J G
Diogo Barbosa 6
Felipe Albuquerque 2
Guilherme Guedes 2
Lucas Kawan 1
Nicolas 8 2
Orejuela 7
Thiago Rosa 1

Zagueiros

J G
Bruno Alves 13 1
Ericson 2
Gustavo Marins 1
Heitor 2
Pedro Geromel 11
Rodrigues 10 2

Volantes

J G
Bitello 11 2
Fernando Henrique 4
Gazão 2
Jhonata Varela 2
Lucas Silva 10 1
Mateus Sarará 1
Matheus Frizzo 1
Thiago Santos 9
Villasanti 12 1
Victor Bobsin 2

Meias

J G
Benítez 6
Campaz 9 2
Gabriel Silva 13 1
Pedro Lucas 2

Atacantes

J G
Diego Churín 7
Diego Souza 9 4
Elias 11 5
Ferreira 6
Guilherme Azevedo 2
Janderson 12 2
Rildo 11 1
Vini Paulista 8
Wesley Moreira 3

Os últimos
4 títulos

A marca é histórica. Desde o final dos anos 1980 que o Grêmio não chegava a cinco títulos consecutivos de Gauchão. O penta começou em 2018, com o time de Renato, de "ressaca" da Libertadores e disputa do Mundial, começou o Estadual com time alternativo e engrenou na reta final, com goleadas na decisão sobre o Brasil-Pel. Em 2019, uma campanha irretocável, com apenas um gol sofrido na competição inteira. Em 2020, conquista sem público, em função da pandemia. Em 2021, foi Tiago Nunes quem comandou a equipe na reta final do Gauchão, com a conquista do tetra.

foto da vitória
André Ávila/ BD/ Agência RBS

2018

Campeão da Copa do Brasil de 2016 e Libertadores 2017, o Grêmio definiu que naquela temporada precisava recuperar a hegemonia no Rio Grande do Sul, já que não conquistava o Gauchão desde 2010. No entanto, a participação no Mundial de Clubes no ano anterior fez com que a pré-temporada fosse atropelada e o início do Estadual foi atabalhoado. Com o time de transição, o Tricolor conquistou apenas um ponto nas primeiras quatro rodadas. A reação foi ocorrer somente diante do Brasil-Pel, pela sétima rodada, quando o Grêmio venceu por 2 a 1.

Na última rodada, Tricolor encarou um Gre-Nal na última rodada da primeira fase, quando foi ao Beira-Rio podendo ser rebaixado ou em condições de se classificar para as quartas de final. O êxito de 2 a 1 no clássico, em tarde de grande atuação de Luan, autor de dois gols, classificou o time e garantiu novos confrontos com o Inter nas quartas de final. O 3 a 0 na Arena, com direito a gol de falta de Jael e grande atuação de Arthur, que fazia seu semestre de despedida do clube antes de se transferir para o Barcelona, encaminhou a vaga na decisão, mesmo que os colorados tenham vencido por 2 a 0 no jogo de volta. Na decisão, assim como ocorreu nas fases anteriores, o Grêmio definiu no jogo de ida.

Everton Cebolinha fez um grande jogo, marcou dois gols, e o Tricolor venceu o Brasil-Pel por 4 a 0 na Arena. No jogo da volta, em Pelotas, o 3 a 0 e o título gremista ficaram em segundo plano. O 8 de abril foi o dia de "fico" de Renato Portaluppi, que havia recebido uma proposta do Flamengo e poderia deixar o clube. Ao final do jogo no Bento Freitas não houve entrevista coletiva, apenas um pronunciamento do treinador, confirmando que permaneceria na Arena até o final daquele ano.

Jefferson Botega/ BD/ Agência RBS

Gauchão | Final | 1ª jogo

x

Grêmio

4
0

Brasil-Pel

Gauchão | Final | Jogo da volta

x

Brasil-Pel

3
0

Grêmio

2019

Se na primeira fase Libertadores a campanha foi oscilante, o Gauchão do Grêmio naquele primeiro semestre de 2019 foi quase perfeito. O clube voltou a conquistar a competição de forma invicta, algo que não ocorria desde 1965 - 54 anos antes. Dessa vez, Renato Portaluppi optou por apenas preservar os titulares nas primeiras rodadas, quando o time venceu o Novo Hamburgo e empatou com o Aimoré utilizando reservas. A partir da terceira rodada, na vitória por 3 a 0 sobre o Juventude, os gremistas atuaram com força máxima. A campanha também teve vitória por 1 a 0 no Gre-Nal da primeira fase, disputado na Arena, e uma goleada de 6 a 0 sobre o Juventude, nas quartas de final. Na decisão, diante do Inter, houve o momento mais dramático. Foram dois empates em 0 a 0, tanto no Beira-Rio quanto na Arena. No jogo decisivo, o Grêmio desperdiçou um pênalti nos pés de André. No desempate por pênaltis, após o goleiro Paulo Vitor se tornar um dos heróis ao defender três cobranças coloradas, André ganhou a chance de redenção e converteu a cobrança que deu o título ao Grêmio.

Jefferson Botega/ BD/ Agência RBS

Gauchão | Final | 1ª jogo

x

Inter

0
0

Grêmio

Gauchão | Final | Jogo da volta

x

Grêmio

0
0

Inter

2020

Interrompido em quatro meses por conta da pandemia do coronavírus, o Gauchão 2020 foi atípico. Entre altos e baixos, como um primeiro turno com derrotas para Caxias e Aimoré na primeira fase e também para o time da Serra na decisão, o Tricolor reagiu no segundo turno e conseguiu reencontrar o Caxias na finalíssima. Antes, venceu o Gre-Nal da decisão do segundo turno por 2 a 0, em jogo que marcou a despedida de Everton Cebolinha, negociado com o Benfica. Na decisão, a vitória no Centenário por 2 a 0, contando com uma bucha do novo Everton, o Cardoso, parecia que o título estava encaminhado. Na Arena, quando Diego Souza abriu o placar, a taça estava praticamente na mão. O time da Serra, porém, surpreendeu e conseguiu a virada, ficando por um gol da igualdade na eliminatória. O Tricolor conseguiu administrar a vantagem e ergueu o terceiro título gaúcho seguido, embalando a temporada que terminaria com o vice-campeonato da Copa do Brasil.

Jefferson Botega/ BD/ Agência RBS

Gauchão | Final | 1ª jogo

x

Caxias

0
2

Grêmio

Gauchão | Final | Jogo da volta

x

Grêmio

1
2

Caxias

2021

Depois do tricampeonato, o Gauchão de 2021 para o Grêmio teve uma diferença dos anteriores. O ídolo Renato Portaluppi não estava presente na decisão. Embora ele e seu auxiliar tenham conduzido a equipe nas primeiras rodadas, o treinador encerrou seu vínculo com o clube após a eliminação na Copa Libertadores para o Independiente Del Valle-EQU. A primeira fase ainda teve uma vitória no Gre-Nal, da Arena, em que o jovem Léo Chu marcou um golaço nos minutos finais. A sequência do Estadual foi no comando de Tiago Nunes, que garantiu ao Tricolor a liderança na primeira fase e a vaga na decisão, ao superar o Caxias nas semifinais. Na final, Tiago Nunes, antigo técnico das categorias de base do clube, venceu seu primeiro Gre-Nal com o 2 a 1 no Beira-Rio, de virada, com gols marcados por Diego Souza e Ricardinho. Na Arena, o Grêmio ampliou o placar agregado com um gol de Ferreira, no final do primeiro tempo, em jogo marcado pela expulsão de Rafinha e Yuri Alberto. O Inter até deixou tudo igual na segunda etapa, com Rodrigo Dourado, mas insuficiente para impedir o tetracampeonato gremista.

André Ávila/ BD/ Agência RBS

Gauchão | Final | 1ª jogo

x

Inter

1
2

Grêmio

Gauchão | Final | Jogo da volta

x

Grêmio

1
1

Inter

O penta
em fotos

Da estreia em casa contra o Caxias à comemoração do título na Arena, na conquista sobre o Ypiranga, relembre em fotos os principais momentos do Grêmio no Gauchão 2022.

Veja as fotos

(clique nas imagens para ampliá-las)
/* */