Os testes do Grêmio para começar o ano estão encerrados. O Tricolor goleou o Novo Hamburgo por 4 a 0 no último jogo-treino da pré-temporada antes da estreia tricolor em 2023. Na próxima terça-feira (17), às 19h30min, o time de Renato Portaluppi entra em campo a valer, na Arena, para disputar a Recopa Gaúcha contra o São Luiz. Pelas opções utilizadas por Renato, o torcedor gremista verá uma equipe bastante modificada em relação ao que era visto na Série B.
É provável que o time siga organizado no mesmo esquema tático dos últimos anos. O treinador manteve o 4-2-3-1, mas com peças que entregam um nível técnico muito superior ao disponível no ano passado. Ao todo, é possível que o onze inicial na Recopa tenha até cinco novidades: Fábio, Reinaldo, Pepê, Luis Suárez e Ferreira, que perdeu quase toda a Série B por problemas físicos, devem começar a partida contra o São Luiz. Cristaldo, Carballo e Gustavinho são cotados como titulares, mas a tendência é de que Renato use a base dos jogos-treino feitos até aqui.
A atividade desta quinta-feira (12) apresentou algumas mudanças em relação ao primeiro jogo-treino feito. A formação que começou teve Gabriel Grando; Fábio, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Pepê, Campaz, Bitello e Ferreira; Luis Suárez. Contra o Concórdia, Fábio e Suárez ainda não estavam em condições físicas para jogar, mas a dupla mostrou evolução durante a semana e participou dos primeiros 45 minutos contra o Novo Hamburgo.
O meio-campo também apresentou novidades. Bitello começou entre os titulares, na vaga que foi de Gustavinho contra a equipe catarinense. Ele atuou com liberdade para se movimentar pelo campo, como um meia, enquanto Villasanti e Pepê ficaram mais dedicados à marcação.
Mesmo sem atuar no time considerado titular, Cristaldo foi o grande destaque da atividade. O meia deu uma linda assistência para o gol de Diego Souza, nos minutos inicias da segunda etapa, e depois marcou o seu ao completar cruzamento de Thaciano, de voleio, para fechar o placar do jogo-treino.
Mas é outro estrangeiro que termina o período de pré-temporada em alta. Campaz foi o artilheiro nos testes realizados pelo Grêmio. O colombiano marcou um gol de pênalti contra o Concórdia e fez outro contra o Novo Hamburgo. Após jogar centralizado na primeira atividade, foi utilizado pelo lado direito. Carballo, com assistência de Galdino, também fez um na pré-temporada. Diego Souza e Thaciano completam o marcador.
O jogo-treino foi fechado para a imprensa. Fontes consultadas por ZH dizem que a partida foi muito disputada na parte inicial, com poucas finalizações. Somente nos minutos finais da primeira etapa, após lance iniciado por Suárez, Campaz abriu o placar: o colombiano aproveitou rebote após finalização de Bitello e fez 1 a 0.
No segundo tempo, contra os reservas no Novo Hamburgo, a qualidade técnica dos jogadores do Grêmio fez a diferença. A escalação teve Gabriel Grando (Felipe Scheibig); Thaciano, Bruno Uvini, Natã e Diogo Barbosa; Lucas Silva, Carballo, Gustavinho, Cristado e Guilherme; Diego Souza.
— Foi muito bom, a equipe estava bem mais solta, com diversos destaques — avaliou o vice de futebol Paulo Caleffi.