O Grêmio que começa a temporada 2023 na próxima terça-feira (17), com a disputa da Recopa Gaúcha, faz nesta quarta-feira (12) o seu último teste. Renato Portaluppi comanda, a partir das 16h, seu time em jogo-treino contra o Novo Hamburgo, no CT Luiz Carvalho, já de olho no compromisso com o São Luiz, na Arena. Entre as muitas novidades na escalação, a grande atração é Luis Suárez, que fará sua estreia com a camisa tricolor no jogo que reúne os campeões do Gauchão e da Copa FGF.
Com João Pedro, a nova direção gremista encerra seu primeiro ciclo de contratações. O lateral de 26 anos é o décimo reforço à disposição de Renato e se soma a Fábio na disputa pela titularidade. O jogador falou sobre seus planos para a temporada:
— É a melhor sensação possível, representar o Grêmio. Estou preparado para a temporada que nos aguarda.
A lateral direita era a última carência mais urgente no grupo de jogadores, depois de muitos problemas nos últimos anos. Antes disso, o clube já havia trabalhado para fechar as principais lacunas. Oportunidades interessantes no mercado serão observadas, mas sem a urgência de encontrar um nome que chegue para ser titular. Além de Fábio e João Pedro na direita, a ala esquerda também foi reforçada com Reinaldo, e Diogo Barbosa completa o leque de opções.
No meio-campo, o técnico ganhou Carballo e Pepê, buscados por casarem com sua ideia de aproximar defesa e ataque, garantindo movimentação intensa e domínio das ações. Cristaldo foi buscado na Argentina para conduzir os ataques como armador, ao estilo do que fez Luan na campanha campeã da Libertadores em 2017. E, no ataque, Suárez é a cereja do bolo. Mesmo aos 36 anos, o craque uruguaio é um diferencial técnico raro no futebol sul-americano.
Essas novidades todas confirmam a promessa feita pelo presidente Alberto Guerra durante a eleição para o comando do clube, no ano passado. Ele projetava a necessidade de ter mais opções para as laterais e para o setor ofensivo.
— O que posso dizer é que a prioridade está do meio para a frente e nas laterais. Essas seriam as principais posições. Mas é questão de prioridade, não que não possamos contratar em outras posições — disse Guerra, em participação na Sabatina GZH, antes de ser eleito pelos sócios.
Além de reforçar as posições mais carentes no grupo, o Grêmio também apostou em oportunidades de mercado. É o caso de Bruno Uvini, que estava livre após litígio com o FC Tokyo e acertou por um valor considerado baixo. Essa definição também contempla os casos de Gustavinho e Everton Galdino, que estão na disputa com Campaz pela vaga de titular no lado direito de ataque.
Gustavinho veio por empréstimo do América-MG, enquanto Galdino teve bom desempenho com o Tombense e foi bem avaliado por Renato na Série B. A única situação ainda pendente é Michael: acertado com o Tricolor, ele só deve ser liberado pelo Al Hilal em junho, devido a uma punição imposta pela Fifa ao clube árabe.
O Grêmio que começa 2023 é bem diferente do que terminou a Série B. Agora, cabe a Renato encaixar as novas peças para abrir o ano em alta junto ao torcedor.