A temporada de 2022 se encerra para as Gurias Gremistas com feitos históricos e recuperação dentro da rivalidade estadual. No mês de novembro, a equipe voltou a erguer a taça do Gauchão Feminino depois de quatro anos. A vitória por 4 a 1 dentro da Arena, na partida de volta, encerrou ainda o jejum diante das rivais, e marcou o primeiro triunfo no estádio principal do clube.
O ano também foi marcado por destaques individuais, como o caso de Lorena. A goleira, que assumiu a titularidade da meta Tricolor de forma definitiva, garantiu seu espaço na Seleção Brasileira. Conquistou o título da Copa América com destaque: a melhor da posição e a primeira arqueira a não sofrer nenhum gol no torneio.
GZH destaca cinco momentos que marcaram o ano das Gurias Gremistas. Confira.
A temporada começou com o Grêmio chegando até à final da Supercopa. Logo na edição de estreia do torneio, o time superou as expectativas e eliminou Cruzeiro e Flamengo nas fases classificatórias. Diante das cariocas, a classificação à final veio nos pênaltis, com atuação decisiva da goleira Lorena: garantiu o empate nos 90 minutos e defendeu uma das penalidades das adversárias. No jogo do título, na Arena Itaquera, viu o Corinthians marcar nos acréscimos com Gabi Zanotti, e ficou com o vice-campeonato. Foi a primeira decisão à nível nacional desde a reabertura do departamento.
As boas atuações no Grêmio consolidaram a titularidade de Lorena na Seleção Brasileira. Em 2022, ela foi uma das apostas do novo ciclo da técnica Pia Sundhage. Foi titular absoluta na Copa América Feminina. Além do primeiro título conquistado com a amarelinha, foi a melhor da posição e a primeira goleira na história a terminar a competição sem sofrer gols.
O rendimento no Brasileirão Feminino foi de oscilação. Em virtude de lesões e convocações, a técnica Patrícia Gusmão não conseguiu manter a mesma base de time durante as rodadas. Com a maior parte da campanha na parte de baixo da tabela, a classificação aos mata-matas só veio no jogo derradeiro. Diante do Corinthians, no Vieirão, Laís Estevam marcou o gol do empate em 2 a 2 aos 40 minutos do segundo tempo. O resultado garantiu o time nas quartas de final, quando acabou eliminado pelo Palmeiras.
Foi em novembro que o Grêmio deu fim ao jejum de títulos e de resultados negativos nos clássicos contra o Inter. A última vitória sobre as rivais havia sido em 2017, no primeiro embate. O triunfo por 4 a 1, depois do empate no Beira-Rio, garantiu que, enfim, o time pudesse soltar o grito de campeão. Os gols foram de Cássia, Luany, Karla Alves e Caty, enquanto Fabi Simões descontou para as Gurias Coloradas.
A festa do título do Gauchão contou com a presença de 19.141 mil torcedores, superando todas as projeções de público. Este foi o maior público de uma partida de futebol feminino na Arena.