O adeus à Série B aconteceu no ritmo do torcedor. Depois de um ano tumultuado, com mais dificuldades do que o esperado, os 16 mil gremistas que estiveram na noite de quinta-feira (3) na Arena puderam aproveitar uma noite de tranquilidade. O Grêmio goleou o Brusque por 3 a 0 e projetou algumas boas notícias para o 2023. Gabriel Silva foi a principal atração da partida. Depois de começar a temporada como promessa, o jovem de 20 marcou três gols nas duas últimas rodadas da competição e se credencia a começar o próximo ano como uma das opções para o ataque.
O desempenho da equipe no último jogo da temporada contou com a contribuição importante de um dos únicos dois jovens escalados no time titular. Além de Adriel, que teve uma atuação segura, o meia Gabriel Silva foi a principal atração para o torcedor. Em uma partida com mais importância para 2023 do que repercussões na tabela da Série B, o autor de dois gols na partida se colocou em evidência nas observações feitas por Renato Portaluppi.
O técnico evitou dar pistas sobre sua permanência para 2023, mas reforçou em entrevista coletiva que já preparou uma lista de possíveis reforços. Renato alertou para a necessidade de mais investimentos no grupo de jogadores para encarar o nível da Série A.
— O torcedor sofreu muito no último ano. Para ganhar, precisa de um grupo forte. Ninguém vai falar que o Grêmio não precisa de reforços. Seja o Guerra ou o Odorico, precisa pensar grande. Precisam trazer jogadores para fortalecer o grupo. Nomes que estejam acostumados a ganhar. Não vamos nos enganar, o grupo precisa de reforços. Temos bons jogadores, mas alguns precisam sair para outros chegarem. Esse grupo não vai encarar a Série A. É outro patamar. Não vamos nos enganar. Se o próximo presidente pensar pequeno, vai sofrer — comentou.
Outra boa notícia da noite foi o fim do jejum de Guilherme. O atacante retornou ao clube em julho, como a principal contratação para dividir a missão de marcar os gols do acesso com Diego Souza. Mas a expectativa não se confirmou. O camisa 11 só conseguiu dar fim ao seu jejum na última partida da temporada, depois de fazer 18 jogos na Série B.
— Não consegui nem comemorar. Não sabia o que fazer. Chamei todo mundo. Os companheiros me deram muita força. Me dediquei muito em prol do Grêmio. E hoje (quinta-feira) saiu o gol do alívio para começar a próxima temporada bem — disse Guilherme.
A partida também teve a última manifestação oficial de Romildo Bolzan como presidente do clube. A próxima gestão, que será eleita a partir de duas votações nas próximas semanas, assumirá o comando na posse marcada para 16 de novembro. Bolzan pediu que o próximo presidente siga no caminho de reformulação do clube.
— Entrego um Grêmio bem melhor. Nunca reclamei do que recebi. Quando tínhamos dificuldades depois de 15 anos sem vitórias, encontramos soluções — projetou.
Oficialmente, os jogadores entram em férias apenas no dia 7 de novembro. Mas o clube liberou que os atletas iniciem ainda nesta sexta-feira o período de descanso. A reapresentação está prevista para 7 de dezembro, com a realização da pré-temporada no CT Luiz Carvalho.