Após a vitória diante do Brusque, que deu ao Grêmio a oportunidade de observar e afirmar jovens como o goleiro Adriel e o meia-atacante Gabriel Silva, autor de dois gols no 3 a 0, o tema predominante da entrevista coletiva de Renato Portaluppi foi a formação do grupo para a próxima temporada, especialmente a necessidade de reforços.
Para o comandante gremista, mesmo ainda sem ter seu contrato renovado para 2023, a necessidade de buscar contratações é evidente. No entanto, o atual grupo de jogadores conta com boas alternativas.
— A gente sabe que precisa reforçar o grupo, a Série A é outro patamar. Será que tem alguém aqui que vai me falar o Grêmio não precisa de reforços? Bom, esse cara deve ser mágico. O próximo presidente tem de entender que, seja o Guerra ou o Odorico, tem de pensar grande. Não tem de fazer loucuras, mas trazer jogadores para fortalecer o grupo — destacou o técnico, sem deixar de dar moral para seus atuais jogadores:
— Eu ouvia tanta coisa. Vocês da imprensa dizendo que o grupo do Grêmio era fraco. Aqui temos bons jogadores, sim. Agora é óbvio que alguns precisam sair para outros chegarem, é a lei do futebol.
O primeiro turno da eleição para presidente do Grêmio ocorre na próxima segunda-feira (7). Com a tendência da necessidade de segundo turno, o eleito será definido apenas em 12 de novembro. Tanto Alberto Guerra quanto Odorico Roman já conversaram com Portaluppi sobre uma possível renovação. O assunto somente será finalizado após a eleição, porém o técnico já montou uma lista com cinco reforços.
— Sempre vou procurar fazer o melhor pelo Grêmio, estando aqui ou não. Tem a eleição, um vai ganhar e vou voltar a conversar com o que ganhar. Antes eu tenho que resolver o meu problema, a minha renovação, e a partir daí, se isso acontecer, aí sim, eu tenho essa lista de jogadores. Vou trocar ideias com o próximo presidente e ver o que a gente pode fazer — disse Renato.