A derrota para o Novorizontino acendeu novamente o alerta no Grêmio. A atmosfera de otimismo que tomou conta do clube e da torcida com o retorno de Renato Portaluppi se desfez com a péssima atuação de sexta-feira (16). A expectativa de uma reta final da Série B sem sustos se dissipou com a repetição das dificuldades do time de jogar longe da Arena.
Na entrevista coletiva, o técnico gremista afirmou que "a equipe não apresentou bom futebol e nem teve a entrega".
– Hoje nada deu certo. Tudo que treinamos não aconteceu. Peço desculpas ao torcedor. Tive uma conversa com o grupo. Disse quando cheguei que iríamos subir, mas também falei que iríamos sofrer um pouco. Na terça temos um jogo importante contra o Sport, um adversário direto, e peço que o torcedor compareça em massa na Arena. Vamos sofrer por mais alguns jogos, mas o Grêmio vai subir – reiterou.
Segundo Renato, a atuação de sexta-feira servirá de exemplo para o próximo jogo:
– Pode ter certeza que na terça-feira será diferente. Se não correr, a única opção que tenho é tirar do time.
Uma das principais cobranças de Renato, a postura do Grêmio foi o ponto mais citado pelos jogadores após o jogo. Em uma noite de pouca inspiração, e também sem o mesmo nível de transpiração dos outros jogos sob o comando do técnico, o Tricolor ampliou a série de partidas sem vitória fora de casa. Além de ser a terceira derrota consecutiva como visitante, o time seguiu sem marcar gol. Desde a vitória contra o Guarani, em 5 de agosto, a equipe não soma pontos ou marca longe de seus domínios.
Thaciano foi um dos poucos jogadores que falou na saída de campo. O meia lamentou a nova decepção da equipe.
– O campo não ajudava, mas faltou atitude nossa. Faltou firmeza – definiu.
O Grêmio volta a Porto Alegre sem um de seus jogadores de melhor rendimento. Renato terá o desfalque de Villasanti para o jogo contra o Sport. A federação paraguaia rejeitou o pedido do Grêmio para adiar a viagem do jogador à Europa, onde o Paraguai disputará dois amistosos. A ausência do volante abre caminho para que Bitello e Lucas Leiva, que venceu a concorrência de Thiago Santos, formem a dupla de marcadores na partida de terça, às 19h.