Aquilo que era uma das maiores virtudes do Grêmio na Série B, cada vez mais, bruxuleia nessa reta final de competição: o sistema defensivo. Depois de virar o turno com números incríveis, a zaga gremista vem vazando com uma frequência preocupante. A derrota para o Novorizontino foi mais uma prova disso.
O Grêmio levou gol em todos os últimos nove jogos na Série B. Esta é a estatística que choca. Coincidentemente, o período casa com a volta de Brenno à titularidade. Isto não é uma crítica ao jogador, que foi decisivo, por exemplo, na vitória contra o Vasco. São 13 gols sofridos neste recorte.
A comparação dos turnos é um exercício a ser feito. No primeiro, o Grêmio sofreu apenas seis gols em 19 jogos. Pensava-se em um recorde da Série B de pontos corridos. Levou gol de Chapecoense, Guarani, Cruzeiro, Ituano, CSA e Brusque.
No segundo turno, a defesa do Grêmio já foi vazada 14 vezes. Além dos dois gols anotados pelo Novorizontino, o Tricolor sofreu gol de Ponte Preta, Guarani, Operário, CRB (dois), Cruzeiro (dois), Ituano, Criciúma (dois), Vila Nova-GO e Vasco.
Renato Portaluppi afirmou em sua entrevista que o Grêmio vai conseguir subir para a Série A, mas, para chegar a este objetivo, terá de sofrer. O sofrimento será maior se a zaga seguir vazando.
Campanha defensiva do Grêmio no 1º turno:
- 19 jogos
- 6 gols sofridos
Campanha defensiva do Grêmio no 2º turno:
- 11 jogos
- 14 gols sofridos