Depois de 10 dias sem atuar, o Grêmio volta a entrar em campo pela Série B do Brasileirão nesta sexta-feira (5) contra o Guarani, fora de casa, pela 22ª rodada do campeonato de pontos corridos. A equipe gaúcha está na quarta posição, com 37 pontos, mesma pontuação do Bahia, terceiro.
No primeiro turno, na Arena, quem levou a melhor no confronto foi o Tricolor, que bateu os paulistas por 3 a 1, com três gols do centroavante Diego Souza, atual vice-artilheiro da Série B com 10 gols. Aquela foi a primeira vitória gremista na competição, o que deixava a equipe com quatro pontos em seis disputados.
O time que entrou em campo naquele dia 21 de abril, uma quinta, feriado em Porto Alegre, tinha Brenno; Edílson, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Lucas Silva, Villasanti, Bitello, Campaz e Gabriel Teixeira; Diego Souza.
Pouco menos de quatro meses daquela partida, o técnico Roger Machado deve mandar uma equipe com algumas mudanças para o jogo em Campinas na sexta. Não apenas em nomes, mas também de funções. Na Arena, o treinador escalou três homens no meio de campo mais defensivos: Villasanti, Lucas Silva e Bitello. Dessa vez, terá dois volantes apenas. O paraguaio Villasanti e Lucas Leiva, que substituirá Bitello, suspenso.
Outras duas trocas são certas comparando os dois jogos contra o Guarani. No primeiro, Edilson e Lucas Silva começaram jogando, mas não iniciarão a partida nesta sexta. O lateral, que se recuperou de lesão, deve ficar no banco de reservas de Rodrigo Ferreira, que vem sendo titular. A outra troca envolve a mudança de postura gremista. O meio-campista dará lugar a Guilherme, que substitui Ferreira, que vinha começando as partidas, mas sofreu uma lesão.
A maior dúvida de Roger Machado é no gol. No primeiro turno, o titular era Brenno. No entanto, ele não joga desde o empate em 0 a 0 com o Vasco, no dia 2 de junho. Na rodada seguinte, contra o Novorizontino, o goleiro sentiu a lesão ainda no aquecimento e, desde então, nunca mais atuou. Gabriel Grando ocupou o gol gremista e o clube tem a defesa menos vazada da Série B.
Grêmio 3x1 Guarani
Brenno; Edílson, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Lucas Silva, Villasanti, Bitello, Campaz e Biel; Diego Souza.
Provável time para a próxima rodada
Brenno ou Gabriel Grando; Rodrigo Ferreira, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Lucas Leiva, Villasanti e Campaz; Biel, Diego Souza e Guilherme.