O Grêmio terá um desafio importante na próxima rodada da Série B do Brasileirão, quando enfrentará o Guarani, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa. Até o momento, em 11 jogos como visitante, o time dirigido por Roger Machado só obteve uma vitória, contra o Operário-PR. Nas demais partidas foram uma derrota, para o Cruzeiro, e nove empates.
Nas últimas oito vezes em que jogou fora de Porto Alegre, o Tricolor empatou todas e só marcou três gols. E voltar a ganhar longe de casa é imperioso para que a permanência no G-4 seja assegurada sem sobressaltos.
O rival da próxima sexta-feira (5) tem tradição e já foi até mesmo campeão brasileiro em 1978, quando tinha grandes nomes como Careca, Zenon, Zé Carlos, Capitão e Bozó. Porém, nos últimos anos vive grave crise financeira e desde 2010 não frequenta a elite, incluindo passagem pela Série C.
Na história, as duas equipes se enfrentaram apenas 30 vezes, sendo que 11 delas em Campinas, onde o Guarani obteve cinco das sete vitórias que ostenta no retrospecto geral entre eles. Já o Grêmio ganhou apenas três vezes.
A primeira vitória gremistas aconteceu em 1996, ano em que o Tricolor ganhou o Brasileirão e o time de Felipão fez 2 a 0, dois gols marcados pelo meia Aílton, autor do gol do título daquele ano.
Dois anos mais tarde, sob o comando de Celso Roth, o Grêmio fez 3 a 1, gols de Zé Afonso, Luís Carlos Goiano e Luís Cláudio, contra. Róbson Ponte, que fez carreira no futebol alemão, descontou para os paulistas.
O último jogo em Campinas foi disputado em novembro de 2010, quando o time de Renato Portaluppi aplicou 3 a 0 no dirigido por Vágner Mancini, com gols marcados por André Lima, Jonas e Diego Clementino.
Confira os jogos entre Guarani e Grêmio em Campinas:
1975 - Brasileirão - 2 x 2 - gols de Zequinha e Tarciso (Gre); Odair e Ziza (Gua)
1982 - Brasileirão - Guarani 2 x 0 - gols de Careca e Jorge Mendonça
1986 - Brasileirão - Guarani 2 x 1 - gols de Lima (Gre); Evair e João Paulo (Gua)
1993 - Brasileirão - 2 x 2 - gols de Gílson e Pingo (Gre); Djalminha (2-Gua)
1996 - Brasileirão - Grêmio 2 x 0 - gols de Aílton (2)
1998 - Brasileirão - Grêmio 3 x 1 - gols de Zé Afonso, Luís Carlos Goiano e Luís Cláudio, contra (Gre); Róbson Ponte (Gua)
2000 - Brasileirão - Guarani 3 x 2 - gols de Rodrigo Mendes e Ronaldinho Gaúcho (Gre); Fumagalli, Marcus Vinícius e Luís Fernando Martinez (Gua)
2003 - Brasileirão - Guarani 2 x 0 - gols de Alex e Bruno Quadros
2004 - Brasileirão - Guarani 2 x 0 - gols de Adriano e Marcos Paulo
2005 - Série B - 1 x 1 - gols de Samuel (Gre) e Paulo André (Gua)
2010 - Brasileirão - Grêmio 3 x 0 - gols de André Lima, Jonas e Diego Clementino