Após realizar boas partidas em meio ao turbulento ano do rebaixamento do Grêmio para a Série B do Brasileirão, Jhonata Robert iniciou 2022 como uma das esperanças gremistas para buscar o acesso. Porém, em janeiro, ainda durante a fase de pré-temporada, sofreu um entorse com ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo durante um treino, precisou ser submetido a uma cirurgia e segue entre ao Departamento Médico.
O tempo de recuperação estimado era de seis meses, de acordo com os médicos, mas segundo fontes consultadas por GZH "o protocolo mudou e é indicado um período de oito meses, para reduzir risco de novas lesões". A rotina do meia-atacante se divide entre sessões de fisioterapia e algumas corridas em torno do gramado do CT Luiz Carvalho, onde seus companheiros seguem os treinamentos.
O procedimento para reconstrução ligamentar foi realizado em 20 de janeiro e atualmente ele faz trabalhos físicos e de fortalecimento do joelho operado e, aos poucos, se aproxima de um retorno. Mesmo que não exista uma data marcada para que isso ocorra, a ideia é de que ele seja liberado para todas as atividades, sem qualquer restrição, em setembro, quando ainda passará por um trabalho de recondicionamento e readaptação.
Com contrato até o final de 2024, é provável que o jogador de 22 anos volte a ser opção para Roger Machado na reta final da Série B. Dessa forma, se ele voltar a treinar em setembro e for liberado para jogar em outubro, após os oito meses de afastamento, ele poderá ser utilizado nas seis últimas rodadas. Pelo Grêmio, Jhonata Robert soma 21 jogos e três gols marcados, o último deles contra o São Paulo no Brasileirão do ano passado.