Para dar mais oportunidades aos jovens e aliviar a folha salarial, o Grêmio liberou Michel para procurar outro clube. O volante, que é remanescente do elenco campeão da Libertadores de 2017, tem vínculo com o Tricolor até o final de 2022. Porém, pelo andamento da temporada, o jogador deverá cumprir o acordo até dezembro para depois seguir a carreira em outra equipe.
O executivo gremista Diego Cerri teve uma conversa com o estafe do atleta na última semana de junho. A perspectiva atual indica que o acordo não será estendido para 2023, em virtude da falta de utilização do jogador no time de Roger Machado.
Por isso, a sinalização já foi até mesmo para localizar possíveis interessados no atleta para esse momento. Michel foi relacionado para duas partidas, ficando entre os suplentes. Na hierarquia da posição, ele está atrás de Villasanti, Bitello, Lucas Silva, Thiago Santos e Mateus Sarará. Na segunda quinzena deste mês, Lucas Leiva e Thaciano, repatriados para a Série B, também estarão à disposição.
Porém, a análise pessoal é de esperar o encerramento da temporada para buscar outro clube. Há expectativa de que o cenário pode ser alterado, já que ele treina normalmente no CT Luiz Carvalho e poderá agregar ou participar de algum confronto. Logo, a tendência é que ele cumpra o contrato até o final.
Contratado em 2017, o meio-campista soma 114 aparições no Grêmio. Teve participações nas conquistas de Libertadores, Recopa Sul-Americana e estaduais de 2018 e 2019. Entre 2020 e 2021, ele foi repassado a Fortaleza e Vasco. Nos empréstimos, sofreu com lesões no joelho esquerdo que resultaram em cirurgias. O relato é que ele está plenamente apto para atuar, caso seja necessário.