O volante Michel foi relacionado novamente pelo Grêmio após 915 dias da última partida com a camisa tricolor. Por conta da ausência de Villasanti, convocado para amistosos da seleção paraguaia, o volante campeão da Libertadores em 2017 pode voltar a atuar após quase um ano longe dos gramados.
Segundo apurou GZH, o técnico Roger Machado conta com Michel para 30 minutos de jogo em alta intensidade. Se a partida apresentar algum cenário de necessidade, o volante pode estender o tempo de atuação para 45 minutos. A comissão técnica trata com muita cautela o retorno do jogador, que não joga a 339 dias.
Em 2020, enquanto atuava por empréstimo pelo Fortaleza, Michel sentiu dores no joelho esquerdo após uma partida diante do Confiança, pela Copa do Nordeste. O problema fez com que o volante retornasse a Porto Alegre para tratamento e depois fosse emprestado novamente, desta vez ao Vasco. Durante este período, o jogador foi submetido a uma artroscopia, realizada no Rio de Janeiro.
Sua última partida foi justamente com a camisa do Vasco, em 3 de julho de 2021. Diante do mesmo Confiança, pela Série B, Michel iniciou como titular mas acabou sendo substituído no intervalo por conta de dores no joelho. Desde então, não voltou a jogar e, meses depois do episódio, precisou ser submetido a uma nova artroscopia no local.
Após o segundo retorno ao Grêmio, Michel passou por um trabalho detalhado de recuperação. A expectativa é que o jogador consiga recuperar a condição de jogo e tenha sequência, algo que não conseguiu no Fortaleza e no Vasco. As dores no joelho esquerdo incomodam o jogador desde a primeira passagem pelo Tricolor. O último jogo do volante com a camisa do Grêmio aconteceu no dia 5 de dezembro de 2019, diante do Cruzeiro, pelo Brasileirão.