Fora do G-4, o Grêmio busca a vitória diante do Novorizontino não somente para se reaproximar da zona de classificação à Série A, mas para afastar a pressão por mudanças no clube. O empate com o Vasco, em São Januário, amenizou o ambiente, mas um eventual mau resultado nesta terça-feira (7) poderá gerar a retomada dos pedidos para alterações em diferentes esferas do Tricolor.
O clube não vence há cinco rodadas dentro da segunda divisão. Por isso, entre os empates no Rio de Janeiro e em Goiânia, contra o Vila Nova, ambos sem gols, o Tricolor viveu o maior momento de conturbação nos corredores da Arena. Apesar das negativas e garantias que o vestiário estava isolado, dirigentes cogitaram mudanças no departamento de futebol e/ou na comissão técnica.
A atuação diante do Vasco, que é adversário direto pelo acesso à elite do futebol brasileiro, rendeu elogios. A disponibilização tática e atitude do grupos de jogadores acalmaram os ânimos nos bastidores e dos torcedores. Porém, uma eventual derrota para o Novorizontino, que faz boa campanha, pode resultar em mobilização maior para concretização de trocas.
Externamente, o principal contestado é o vice de futebol Dênis Abrahão. O dirigente sofre críticas do torcedor em geral. Até mesmo no Conselho de Administração o nome dele não é unanimidade. Por isso, o cargo é visado. Em contrapartida, a escolha de alteração passa exclusivamente pelo mandatário.
Internamente, há convicção de que a campanha gremista na Série B deveria ser superior pelo investimento. Romildo é admirador de Roger Machado e não possui a ideia de modificação do treinador. Ele deseja oferecer mais alternativas para o comandante conseguir levar a equipe o quanto antes ao G-4 da segunda divisão.
— Eu acredito piamente no trabalho do Roger. Ele encontrou o rumo no Gauchão e confio que vai encontrar de novo agora. Lógico que os resultados precisam acontecer, mas neste momento não vejo nenhum sentido fazer uma troca técnica — disse Bolzan antes do jogo contra o Vasco.
Porém, conselheiros e vices defendem que a reação deve ser imediata para evitar um maior atraso na tabela de classificação. Logo, o duelo desta terça é considerado importante e com reflexos duplos para o Grêmio: pelo acesso e ambiente do clube.