Ah, eu sou gaúcho. Em 22 de maio de 1997, uma data que jamais esqueceremos, o Grêmio sagrou-se tricampeão invicto da Copa do Brasil. Conquistamos o título dentro do Maracanã lotado, com 100 mil flamenguistas que foram apoiar o time carioca, com Romário, Sávio e cia. Mas eles jamais esperavam que os cinco mil gremistas representando o glorioso Tricolor gaúcho tomariam conta do Maracanã e tornariam silentes a torcida carioca.
Foi um feito inesquecível da sensacional equipe gremista. João Antônio abriu o placar marcando um belíssimo gol, ainda na primeira etapa. Embalado por seus torcedores, o Flamengo obteve a virada do placar, passando à frente do Grêmio. No entanto, o esquadrão gremista, além de ter muita qualidade técnica, tinha uma imbatível e extraordinária garra e vontade de vencer, recuperando-se diante de um eventual resultado negativo. E com a categoria dos nossos atletas e o apoio integral do torcedor gremista em todo o país, enviando energia positiva, o Grêmio buscou o empate e conquistou do tricampeonato invicto.
Não esqueceremos jamais o golaço em brilhante jogada combinada entre os craques Roger e Carlos Miguel, que consagrou a conquista tricolor.
O Rio Grande do Sul explodiu em festa na comemoração da grande conquista tricolor. E neste 22 de maio de 2022, a nação gremista está festejando os 25 anos daquele título. Os atletas tricolores, que foram os grandes responsáveis pela conquista, ficaram eternamente na história do futebol nacional e serão sempre lembrados pela extraordinária conquista.