O retorno de Thaciano ao Grêmio não está totalmente garantido. Bem avaliado pelos dirigentes e comissão técnica, o meia é apontado como um possível reforço para o time de Roger Machado no segundo semestre. Entretanto, o destino do atleta pode ser longe de Porto Alegre mais uma vez.
Vinculado ao Tricolor até dezembro de 2023, o jogador de 27 anos atuou por empréstimo no Altay, da Turquia, com quem tem contrato até o fim de junho. As conversas para o retorno de Thaciano à Arena foram iniciadas há alguns meses, mas a negociação não evoluiu no prazo imaginado. Agora, há o entendimento de que o jogador se valorizou no mercado, tendo recebido ofertas para continuar no Exterior.
— As coisas estão indefinidas. Ele tem contrato com o Grêmio, mas tem outras propostas de fora (do país) e nos próximos dias vamos analisar tudo para decidir o futuro. Ele agora está voltando para o Brasil para tirar férias. Faz dois anos que ele não tira férias, porque juntou uma liga na outra — descreve o empresário Maickel Portela.
A última rodada do campeonato turco foi disputada neste sábado (21), com a derrota do Altay por 4 a 2 para o Kasimpasa. O clube de Thaciano foi rebaixado, mas ele foi um dos destaques do time, atuando em 28 das 38 rodadas, tendo anotado três gols.
O meio-campista, que chegou ao Grêmio em 2018, contratado junto ao Boa, vestiu a camisa tricolor por três temporadas. Em 2021, foi emprestado ao Bahia, antes de rumar para a Turquia. Caso decida pelo retorno à Arena, só poderá ser usado a partir do dia 18 de julho, quando abre a janela de transferências internacionais.