Mesmo enfrentando turbulências na Série B, o Grêmio vai manter a base do grupo e pretende buscar apenas reforços pontuais na janela de julho. Estão acertadas as chegadas do meia Thaciano e do atacante Guilherme, e a direção deve buscar no máximo mais um ou dois jogadores. O clube aposta ainda no retorno deatletas lesionados, como Kannemann, Jhonata Robert e Ferreira, para "decolar" na competição.
Emprestado ao Altay-TUR, Thaciano, 27 anos, volta ao Tricolor na janela de julho e será reaproveitado, inclusive disputando vaga na equipe titular. Assíduo no time de Renato Portaluppi entre 2019 e 2020, o meia é considerado na Arena um jogador polivalente, competitivo e regular, virtudes importantes na Série B.
Já Guilherme, 26 anos, que atua no Al Dhafra-EAU, está apalavrado e chegará com o status de "especialista em Série B", competição em quefoi artilheiro em 2019, quando defendia o Sport. O jogador foi revelado pelo próprio Grêmio e já defendeu ainda o Botafogo e a Chapecoense.
A direção também avalia a possibilidade de contratar mais um a dois reforços pontuais, sobretudo no meio-campo. Contudo, a ideia é evitar gastos elevados, que elevem de forma significativa a folha salarial.
O Tricolor aposta também na volta de jogadores lesionados. Recuperado de cirurgia no quadril, o zagueiro Kannemann deve viajar a Vacaria na próxima terça (24), onde atuará por alguns minutos na partida contra o Glória, pela Recopa Gaúcha. Contudo, a volta em definitivo ao time titular deve ocorrer apenas em junho.
Já a partir de julho, o Tricolor terá ainda os atacantes Jhonata Robert e Ferreira. Enquanto o primeiro se recupera de uma grave lesão no joelho esquerdo, o segundo está afastado devido a uma hérnia inguinal. Ambos são considerados reforços importantes para a equipe de Roger Machado.
Uma estimativa de escalação do Grêmio para o segundo semestre, considerando o grupo atual e os reforços prováveis, teria: Brenno; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Nicolas; Villasanti, Thaciano (Lucas Silva ou Gabriel Silva) e Bitello; Guilherme (Jhonata Robert ou Elkeson), Diego Souza e Ferreira (Biel).