
Os treinos de Roger Machado são a principal aposta do Grêmio para se recuperar na Série B. Até a próxima partida contra o Vila Nova, no dia 29 de maio, o Tricolor suspendeu todas as folgas e terá nove atividades para entrosar o esquema 4-4-2, utilizado pela primeira vez nesta quinta (19), no empate por 0 a 0 com o Criciúma.
Conforme avaliação interna, a falta de entrosamento foi uma das dificuldades da equipe na partida diante dos catarinenses. Afinal, em virtude do calendário apertado e dos transtornos enfrentados pela delegação na volta de Itu, após o empate por 1 a 1 com o Ituano, Roger teve apenas um treino para preparar o time com a nova formação.
Por isso, até o jogo contra o Vila Nova, não haverá folgas. O grupo se reapresentou nesta sexta (20) e já iniciou os trabalhos visando à partida em Goiânia. Para não haver prejuízo na preparação, Roger escalará time reserva na final da Recopa Gaúcha, nesta terça (24), contra o Glória, em Vacaria. Os titulares seguirão treinando em Porto Alegre, no CT Luiz Carvalho.
O planejamento gremista é dar sequência à base de time que empatou com o Criciúma, com Lucas Silva, Villasanti, Biel e Bitello formando um quadrado no meio-campo e Elkeson e Diego Souza compondo a dupla de ataque.
— É possível. O certo é que esta estrutura com dois atacantes na frente, que se completam, que têm características diferentes e por isso é possível jogar (juntos), gerou alternativas diferentes. É o que estou buscando. Se não tem alternativa de estrutura, a gente é cobrado por não ter alternativa. Se modifica, é porque modifica demais. Mas faz parte. Eu falei para os atletas que vou pegar o melhor momento de cada jogador — declarou Roger.
No jogo contra o Glória, na terça (24), o Tricolor utilizará uma equipe reserva. A ideia é dar minutagem para atletas pouco assíduos no time titular, como Natã, Thiago Santos, Benítez, Janderson e Ricardinho, e jogadores que estão voltando de lesão, como Kannemann.
Após a partida em Vacaria, o objetivo é fazer uma boa pontuação nos dois jogos que o Grêmio terá fora de casa, contra o Vila Nova, no dia 29, e contra o Vasco, dia 2 de junho. Hoje, a equipe gremista ocupa a sexta colocação na Série B, com 12 pontos em oito jogos.
— Temos enfrentado dificuldades naturais da competição. Elas vão seguir ocorrendo. Não vamos conseguir o acesso em agosto. Isso é uma ilusão, mesmo com o peso do Grêmio — avaliou Roger.