Após ser anunciado pelo Grêmio, Elkeson foi regularizado pelo clube no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e está legalmente à disposição. O atacante, de 32 anos, treina há uma semana com os novos companheiros, mas ainda aprimora a parte física e necessita de um tempo maior de preparação.
A utilização dele está liberada para partidas da Série B. Depois do processo, resta apenas a liberação do aspecto físico. A curiosidade é que, mesmo tendo nascido em Salvador, a documentação do atleta é realizada como um profissional estrangeiro em virtude da naturalização chinesa. Ele acredita ser possível disputar uma Copa do Mundo, em 2026, pelos asiáticos.
Elkeson não atua desde novembro. Ele mantinha a forma em treinamentos privados, mas no acerto com o estafe do atleta houve a combinação de um período de treinos exclusivos, como uma pré-temporada particular, para ele adquirir ritmo para jogar em alto nível.
Acredita-se, no CT Luiz Carvalho, que o novo centroavante ficará à disposição de Roger Machado no final deste mês. Caso seja necessário, o aproveitamento poderá ficar para o início de maio. Até lá, Diego Souza, Elias e Ricardinho serão aproveitados como atacantes mais avançados.