Depois do pentacampeonato gaúcho, o Grêmio agilizou alterações no seu plantel. No contraste da busca por reforços para encorpar o elenco, a direção também aliviou a folha e liberou atletas para diminuir o tamanho do grupo. Já foram cinco jogadores que encontraram outros destinos para o complemento da temporada de 2022: Jean Pyerre, Diego Churín, Rildo, Wesley Moreira e Orejuela.
A oficialização de Jean Pyerre, no Avaí, que ocorreu na última noite (11), para a disputa da Série A, era algo aguardado nos bastidores. O Tricolor entendia que seria a melhor medida visando a sequência da carreira do jovem de 23 anos. O meia não seria aproveitado na Arena e enfrentou problemas recentes como a retirada de um tumor benigno nos testículos e a recusa do Giresunpor-TUR em honrar o vínculo até a metade de 2023.
Com isso, ele chegou a ficar praticamente três meses sem receber salários. Nos últimos dias, antes da cessão aos catarinenses, o articulador firmou um acordo para receber o montante via Grêmio, que poderá acionar os turcos na Fifa, já que o contrato tinha sido assinado entre as partes. Os vencimentos serão custeados metade pelo Avaí e o restante pelo Tricolor.
Outra liberação, que segue sendo bancada em 60% dos salários pelo Grêmio, é a de Diego Churín. O centroavante argentino, de 32 anos, foi para o Atlético-GO. No Centro-Oeste, ele terá como companheiros Léo Pereira e Luiz Fernando, que estavam em Porto Alegre na última temporada. Contratado em 2020, o estrangeiro não conseguiu grandes oportunidades com as comissões técnicas e foi liberado. Os termos são válidos até o final de dezembro.
Outras duas saídas, que visam não aliviar a folha salarial, mas principalmente dar oportunidade, são as de Rildo e Wesley Moreira. O primeiro, que chegou a ser titular na abertura da temporada, acertou com o Bahia. Já o segundo foi para o CRB-AL. Ambos, pelo acordo de cavalheiros, não podem atuar contra o clube na Série B. Acredita-se que possam ganhar minutos jogando no Nordeste.
Fechando o pacote de saídas tem Orejuela. O colombiano, inclusive, saiu antes do término do Estadual em virtude do fraco desempenho na segunda passagem pelo Rio Grande do Sul. Ele perdeu espaço para Rodrigues, que foi improvisado na reta final do Gauchão na lateral. Orejuela foi repassado ao Athletico-PR e representou uma brecha nos gastos mensais do departamento de futebol.
Em contrapartida, o Grêmio já buscou reforços. Além de Gabriel Teixeira, que já fez a estreia na abertura da Série B, o clube repatriou o jovem Ricardinho para completar o ataque. A principal aposta é em Elkeson, que está em preparação especial para atuar, já que não entra em campo profissionalmente desde novembro de 2021. Ele disputará a posição com Diego Souza. Em julho, a equipe deve contar com Guilherme, prata da casa que está no Al-Dhafra-EAU, e Thaciano, cedido por empréstimo ao Altay-TUR.