A partir desta terça-feira (5/4), o Grêmio contará com a presença de Ricardinho nos treinos da equipe para a estreia na Série B. O centroavante retornou de Portugal na noite do último sábado, enquanto o clube comemorava a conquista do penta do Gauchão, e tem presença prevista na reapresentação do clube no CT Luiz Carvalho. O vínculo do jogador na CBF foi reativado na tarde desta segunda-feira (4/4).
Como Diego Souza ainda será reavaliado, já que o centroavante sofreu um edema na coxa esquerda e não treinou na semana passada, Ricardinho pode ser uma das opções de Roger Machado para a estreia na Série B contra a Ponte Preta. O Grêmio enfrenta o clube de Campinas no Moisés Lucarelli às 16h30min, no próximo sábado.
Após fazer sua estreia no time principal do Grêmio no Gauchão do ano passado, Ricardinho foi utilizado em 32 jogos. Como opção a Diego Souza, o atacante marcou nove gols e deu duas assistências antes de ser emprestado ao Marítimo.
No futebol português, participou de 12 jogos. Ficou 497 minutos em campo e marcou um gol. Além de jogar na Liga, também fez uma partida pelo clube na Taça de Portugal.
Qual a expectativa com o retorno ao Grêmio?
Estou muito contente em voltar, sinto que evoluí muito jogando no futebol europeu e estou pronto para dar meu melhor dentro de campo.
Como foi a passagem por Portugal?
Cheia de aprendizados. Além de aprender muito com o futebol de lá, fiz amigos e cresci também como pessoa. A experiência de morar fora faz você crescer muito. Volto de lá melhor como profissional e cheio de vontade de continuar evoluindo no futebol.
Você chegou a conversar com o Roger Machado sobre como será seu aproveitamento?
Ainda não, não tive a oportunidade. Mas tenho certeza que assim que chegar a Porto Alegre terei essa conversa.
Em qual parte do seu jogo você acha que evoluiu nesses últimos meses?
Acredito que evoluí muito taticamente e me sinto mais preparado para todas as partes do jogo, além de ter aprimorado bem as finalizações.
Conseguiu conversar com algum dos jogadores sobre o retorno ao Grêmio?
Conversei com alguns jogadores que estavam lá ano passado, a grande maioria jogava comigo na base e subimos juntos.
Qual a sua expectativa para a temporada?
Fazer o melhor que eu puder em campo para ajudar o time a alcançar todos os objetivos, incluindo o retorno do time à Série A do Brasileiro.