O Marítimo, de Portugal, confirmou na noite desta terça-feira (31) a contratação do centroavante Ricardinho, do Grêmio. O jogador de 20 anos foi emprestado pelo clube gaúcho pelo período de um ano. Há a opção de compra por parte dos portugueses, ao final do vínculo, por 1,5 milhão de euros por 40% dos direitos econômicos do atleta.
Caso a cláusula não seja exercida, Ricardinho voltará ao Grêmio. No entanto, o Marítimo ficará com direito a 10% do montante de uma negociação futura. Com contrato renovado em março de 2020, a multa rescisória do atacante é de 80 milhões de euros.
A negociação foi viabilizada pelo desejo de Ricardinho de ter mais chances para jogar. No elenco gremista, o jovem estava atrás de Borja, Diego Souza e Churín na briga por vaga no comando de ataque. Em Portugal, o atacante será comandado pelo espanhol Júlio Velázquez.
No Marítimo, Ricardinho reencontrará um ex-companheiro de Grêmio. Paulo Victor, que rescindiu com o Tricolor no início do mês, foi anunciado pela equipe portuguesa dias depois.
Aos 34 anos, o goleiro conquistou a titularidade e já disputou três partidas na atual temporada.