O atacante Ricardinho voltará a vestir a camisa do Grêmio nessa semana. Autor do gol da vitória no primeiro Gre-Nal decisivo do Gauchão do ano passado, o jogador que completará 21 anos no próximo dia 23 desembarcou em São Paulo no final de semana, onde ficou com a família após permanecer sete meses emprestado ao Marítimo, de Portugal.
Nesta segunda-feira (4) seu contrato foi com o Tricolor foi reativado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, o que já o coloca como opção para a estreia da Série B contra a Ponte Preta, no dia 9. O atacante já está em Porto Alegre, onde realiza exames médicos e a partir de terça-feira passa a treinar com o grupo de Roger Machado. Em uma rede social, ele comemorou a volta.
Quando do empréstimo, os portugueses assinaram cláusula de opção de compra ao final do vínculo de 1,5 milhão de euros por 40% dos direitos econômicos do atleta. Pela negociação inicial, o Grêmio recebeu 200 mil Euros, aproximadamente R$ 1,23 milhão à época.
Como a aquisição em definitivo não for exercida pelos portugueses, Ricardinho retornou ao Grêmio, que agora tem 70% de seus direitos. O atacante é dono de outros 20% e o Marítimo ficou com direito a 10% em negociação futura.
O contrato do atacante foi renovado em março passado. Seu vínculo com o Grêmio é válido até dezembro de 2024 e a multa rescisória é de 80 milhões de euros (R$ 405,6 milhões).
Em Portugal, ele atuou em 12 jogos, seis deles como titular, e marcou apenas um gol, na estreia contra o Arouca. Sua última partida foi no dia 20 de fevereiro contra o Famalicão, quando esteve em campo somente por três minutos.
No último dia 22 de março, em entrevista ao Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha, o centroavante manifestou desejo de retornar ao Grêmio para ajudar a equipe a voltar para a Série A do Brasileirão. Ele contou que deixou o Tricolor por viver problemas pessoais fora de campo — perdeu seu pai e seu avô em 2021.
— Consegui conversar com a minha família e o meu maior desejo é voltar para o Grêmio. Queria muito ter uma chance de novo, senti que não retribui da forma como queria, poderia ajudar muito mais e ainda posso. Meu maior desejo é voltar. Voltaria com sangue nos olhos para devolver o Grêmio ao lugar dele, que é a Série A. Sabemos que foi muito complicado, infelizmente aconteceu, mas temos que lutar para o clube voltar — revelou.
Com a camisa do Grêmio, Ricardinho fez 32 partidas e marcou nove gols. Sua última atuação foi diante do Vitória, pela Copa do Brasil, no dia 3 de agosto de 2021.