O atacante Ricardinho começou com o pé direito a sua trajetória no futebol europeu. Literalmente, já que foi com ele que o centroavante revelado na base do Grêmio marcou seu primeiro gol com a camisa do Marítimo, no empate por 2 a 2 com o Arouca, pelo Campeonato Português, nesta segunda-feira (13).
Jogando em casa, o Marítimo saiu atrás do placar, mas conseguiu igualar o marcador com o gol anotado pelo jovem atacante, aproveitando rebote do goleiro dentro da área. Sua equipe virou o jogo, mas cedeu o empate nos minutos finais.
— Fico feliz de, na minha primeira partida, começar jogando e também marcar. Aumenta a minha confiança. Fui muito bem recebido, e isso facilitou demais a minha adaptação. Estou aprendendo coisas novas, e isso é maravilhoso. Mas esse primeiro jogo poderia ser melhor se tivéssemos saído com a vitória — disse ele após a partida, válida pela quinta rodada do campeonato nacional.
O atleta de 20 anos permaneceu em campo até os 19 minutos do segundo tempo. Além dele, também atuaram o goleiro Paulo Victor, outro ex-jogador do Grêmio, e o lateral-direito Claudio Winck, revelado no Inter.
Ricardinho foi emprestado por um ano, com opção de compra ao final do prazo, fixada em 1,5 milhão de euros por 40% dos direitos econômicos. Caso a cláusula não seja exercida, o jogador voltará ao Grêmio. No entanto, o Marítimo ficará com direito a 10% do montante de uma negociação futura.
— A estrutura aqui é fantástica. E o grupo é muito competitivo. Tenho certeza de que vamos brigar por coisas boas na temporada e que vou crescer bastante aqui, como jogador e como homem. Esse início está me deixando bem empolgado e animado — concluiu o jogador.
A equipe volta a campo no próximo sábado, às 11h30min (hora de Brasília), para pegar o Famalicão, fora de casa.