O Grêmio segue suas mudanças no elenco visando a disputa da Série B do Brasileirão. Após as confirmações das saídas de Churín (Atlético-GO), Jean Pyerre (Avaí) e Ericson (Botafogo-SP) agora é a vez do atacante Rildo deixar a Arena. O jogador está sendo emprestado para o Bahia até o final do ano e no clube baiano deverá ganhar mais minutos, o que é um dos seus principais objetivos para a temporada.
Depois de um bom começo de Gauchão, quando atuou pelo time de transição nas duas rodadas iniciais, contra Caxias e Brasil-Pel, o jogador de 22 anos garantiu uma vaga no elenco principal e acabou sendo utilizado em mais 10 partidas, seis delas com Roger Machado. Na estreia do treinador, foi dele o segundo gol da goleada por 4 a 0 sobre o São Luiz. A jogada, inclusive, chegou a ser comparada com um lance do francês Mbappé do PSG.
Contratado pelo Grêmio em 2017, Rildo foi um dos destaques do elenco vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2020, derrotado nos pênaltis, na final, pelo Inter. O desempenho no torneio lhe renderam as primeiras chances no grupo principal. Foram poucos jogos até ser emprestado para o Brasil-Pel durante a Série B do ano passado.
Reintegrado em 2022, ele começou no time de transição e as atuações do começo dessa temporada despertaram interesse de clubes como Athletico-PR, Bragantino e Cruzeiro, que chegaram a sondar sua situação, assim como o CRB, que disputará a Série B e até mesmo o vice-campeão gaúcho, o Ypiranga que está na C.
O contrato de Rildo com o Grêmio é válido até dezembro de 2023 e tem multa rescisória de 50 milhões de euros (R$ 257,6 milhões). Ele vestiu a camisa gremista em 17 oportunidades e marcou um gol.