Grêmio e Ypiranga, que duelaram na última rodada da fase classificatória, voltam a se encontrar no Gauchão para decidirem o título estadual pela primeira vez na história — o time de Erechim chegou à decisão inédita ao bater o Brasil-Pel na semifinal.
Contra o time do Interior, os gremistas têm vantagem no retrospecto. Já foram 40 partidas entre as duas equipes, com 27 vitórias do Grêmio, 12 empates e um triunfo do Ypiranga — no longínquo ano de 1994. Em gols, a superioridade também é Tricolor, que marcou 75 vezes, contra apenas 23 do clube de Erechim.
A única vitória do Ypiranga foi pelo Gauchão de 1994, quando bateu o Tricolor por 2 a 1, no Colosso da Lagoa. O Grêmio até saiu na frente com Ciro, mas Moreno e Paulo Gaúcho, aos 49 minutos do segundo tempo, viraram para a equipe de Erechim e garantiram o primeiro resultado positivo frente ao time de Porto Alegre na história.
O último jogo entre as duas equipes terminou com vitória gremista, na Arena, na rodada final da fase classificatória do Gauchão deste ano.
Em busca da primeira posição geral, o Grêmio fez 2 a 0, com gols de Campaz (olímpico) e Bitello, mas pelo saldo de gols ficou abaixo do Ypiranga na tabela de classificação.
Os números do confronto
- 40 jogos
- 27 vitórias do Grêmio (75 gols)
- 1 vitória do Ypiranga (23 gols)
- 12 empates