Após as frustrações das últimas duas semanas, a eliminação na Copa do Brasil e a derrota com péssima atuação no Gre-Nal, o Grêmio volta a se testar no Gauchão neste sábado, na Arena. A equipe de Roger Machado recebe o Ypiranga, líder e destaque da competição, para tentar encerrar a sequência de jogos sem vitória no Gauchão. E, mesmo com a presença nos treinos da semana, Ferreira acabou como desfalque. O camisa 10 será preparado para retornar na fase decisiva.
Enquanto a direção ainda trabalha para buscar reforços, o Estadual é utilizado para ajustar o time para a Série B. Por mais que o sonho do penta estadual ainda esteja em pauta, a prioridade máxima é garantir o retorno à Série A no ano que vem. Por conta da preparação, a ideia é de que o time pensado por Roger Machado apresente algumas alterações em relação ao que iniciou a partida no Beira-Rio.
— Temos que buscar as soluções no ponto de vista tático, usando o que eu tenho de melhor nesse momento. Resgatarmos a autoestima desses caras. Todos concordaram que não jogamos e ficamos devendo. A partir disso, essa é a nossa realidade. Temos que fazer isso da melhor forma possível — disse Roger, após o Gre-Nal.
Como o treino da última sexta-feira (11) foi totalmente fechado para a imprensa, a escalação será conhecida apenas no anúncio oficial do clube. A tendência é de que a equipe tenha mudanças em todos os setores. Orejuela pode perder lugar para Rodrigues, que atuaria improvisado como lateral-direito. A falta de um zagueiro mais afirmado para ser o reserva de Geromel ou Bruno Alves, no entanto, pode manter o colombiano em campo.
No meio, além da troca de alguns nomes, o modelo também deve ser alterado. Após iniciar a partida no Beira-Rio com Thiago Santos e Villasanti, a entrada de Bitello deve ser confirmada. O time passaria a ter o paraguaio mais próximo dos defensores, com dois meias adiantados. Campaz recebeu críticas pela atuação e pode ceder lugar a Gabriel Silva. Desta forma, o trio utilizado na reestreia de Roger no comando seria repetido.
Sem contar com os retornos de Ferreira e de Diego Souza, o ataque que atuou no Beira-Rio será mantido. Rildo, Janderson e Elias seguem como as opções para o início da partida na Arena. Vini Paulista e Wesley, que entraram durante a derrota no Beira-Rio, serão as alternativas.
Além de recuperar a confiança do torcedor e mostrar que o time está em condições de competir pelo título, o resultado do jogo deste sábado define também o cruzamento das semifinais do Gauchão. Vitória com três gols de diferença sobre o Ypiranga é o único cenário para que não haja Gre-Nal na próxima fase. Em caso de empate ou derrota para o líder, o clássico se repetirá no próximo final de semana.