O presidente Romildo Bolzan confirmou que o Grêmio observa a situação de Guilherme, no Al-Dhafra. Com contrato por encerrar no final de abril, ele poderia ser contratado sem custos por estar livre. Formado na base do clube, e no grupo na conquista da Copa do Brasil de 2016, o atacante é avaliado como possibilidade de reforço para a disputa da Série B.
— É um jogador que está monitorado. Temos no rol de jogadores que podemos negociar. Não está livre. Termina o contrato em abril. Observamos, mas não tem o que podemos dizer. A questão é que o Grêmio precisa efetuara a contratação antes de 12 de abril, data do fechamento da janela brasileira de transferências. Caso ele assine contrato com o clube após essa data, só poderia ser inscrito em julho.
Na atual temporada, Guilherme participou de sete jogos, marcou dois gols e deu uma assistência. Sua melhor temporada aconteceu em 2019. Pelo Sport, fez 21 gols em 49 jogos. Após realizar avaliações durante o Gauchão, o Grêmio iniciou o processo de reformulação do grupo de jogadores para a disputa da Série B.
Além das chegadas de Orejuela, Bruno Alves, Nicolas, Benítez e Janderson no início do ano, o clube já acertou os termos do contrato para Edilson ser o primeiro reforço após a disputa do Gauchão.