Com a chance de ainda se classificar em primeiro lugar no Gauchão, o Grêmio não poupou esforços para vencer o Ypiranga neste sábado (12). Atuando na Arena, o Tricolor bateu o time de Erechim por 2 a 0 — resultado que não foi suficiente para alcançar o objetivo gremista. Com a vitória, a equipe comandada por Roger Machado ficou na segunda posição e terá que enfrentar mais dois Gre-Nais nas semifinais da competição estadual.
Com quatro mudanças no time titular, o treinador escalou uma equipe diferente daquela que perdeu na última quarta para o Inter no Beira-Rio. Campaz e Bitello marcaram os gols gremistas na segunda vitória de Roger em cinco partidas. Apesar do resultado positivo, o técnico admitiu que existe espaço para melhora:
— É difícil fazer projeções, sem saber o nível da competição (Série B), mas temos margem para evoluir. Nesses primeiros jogos, em alguns momentos, mostramos uma equipe que pode fazer uma grande campanha. Em outros, mostrou fragilidades que nos mostram que precisamos melhorar, procurar reforços. Não dá para traçar até onde podemos chegar, temos um caminho longo para a Série B, mas vamos pensar no agora e no Gauchão.
Com Bitello e Villasanti dando suporte defensivo, Campaz pode atuar mais livre no meio de campo gremista. Roger explicou a situação e fez elogios ao colombiano:
— Ele se libertou algumas vezes no campo (risos). A gente alternou no tripé, alguns momentos ele ficava a frente da linha, defendendo com duas linhas de quatro. Isso precisa ser ajustado. No começo, com essa flutuação do Campaz, nos gerou algumas dúvidas. Esse equilíbrio que a gente precisa encontrar para não gerar problemas na hora de defender. O fato dele participar do processo defensivo foi importante e ajudou ele a se manter concentrado.
O Tricolor volta a atuar apenas no próximo final de semana, quando as semifinais do Gauchão começam. Tendo ficado em segundo, o Grêmio irá enfrentar o Inter, terceiro colocado. A primeira partida será no Beira-Rio, no próximo final de semana, e a decisão da vaga na final será na Arena. Sem a Copa do Brasil, o time de Roger terá apenas o Gauchão até o começo da Série B do Brasileirão, quando enfrentará a Ponte Preta na estreia.