O Grêmio já anunciou dois reforços para a Série B do Brasileirão. Os laterais-direitos Edilson e Rodrigo Ferreira chegaram para substituir Orejuela, que foi devolvido ao São Paulo e repassado ao Athletico-PR, e Felipe Albuquerque, emprestado ao Novorizontino.
Velho conhecido da torcida e em sua terceira passagem pelo clube, Edilson está integrado ao grupo desde o último dia 16, quando assinou contrato e foi apresentado. Neste período, participou de um trabalho físico específico em seus primeiros dias e logo depois passou a treinar normalmente com o restante do elenco.
Sem condição de atuar no Gauchão por não ter sido inscrito a tempo, ele se fez presente no vestiário tricolor nos dois clássicos contra o Inter na semifinal e é apontado como uma das lideranças do elenco.
A última partida disputada por Edilson foi no dia 28 de novembro de 2021, quando o Avaí venceu o Sampaio Corrêa, pela 38ª e última rodada da Série B. No clube catarinense, ele fez 44 jogos, marcou três gols e deu três assistências no ano passado.
Os integrantes do departamento de futebol estão encantados com a colaboração que o campeão da Copa do Brasil de 2016 e da Libertadores de 2017 tem dado ao elenco, especialmente em conversas com os mais jovens.
Como tem sido ativo nos treinamentos, Edilson deve fazer sua estreia no dia 9 de abril, em Campinas, contra a Ponte Preta, na abertura da Série B. Inicialmente, ele deverá ser o titular da posição, que vem sendo preenchida pelo zagueiro Rodrigues.
Destaque do Mirassol no começo da temporada e em especial no duelo contra o próprio Grêmio, quando o time do interior paulista eliminou os gaúchos da Copa do Brasil, Rodrigo Ferreira está iniciando seu processo de adaptação ao novo clube.
O jogador, que completou 27 anos na terça-feira (29), fez 13 jogos no ano, todos pelo Mirassol, com um gol marcado, contra o Corinthians, e três assistências, uma delas diante do próprio Grêmio.
Como desembarcou na capital gaúcha na quinta-feira da semana passada e a delegação viajou no dia seguinte para Erechim, Rodrigo fez apenas um treino com o grupo, na manhã desta terça, após passar por exames clínicos e ser oficialmente anunciado.
Sua última partida foi no dia 19 de março, diante da Ferroviária. Porém, como fez toda a pré-temporada no Mirassol, ele está bem fisicamente e já poderá atuar nas primeiras rodadas da Série B.