Mais uma semana de treinamentos se inicia para o Grêmio, agora com foco no Gre-Nal 437. Porém, a vitória no último clássico já contou com um fator diferente nos bastidores: Edilson. O lateral-direito, que não chegou a tempo de ser inscrito no Estadual, já é figura presente no ambiente do Tricolor. Aos 35 anos, o veterano já desponta como liderança de vestiário e já aproveitou os primeiros dias da terceira passagem para repassar confiança aos companheiros.
Na imersão que o atleta teve, desde a última segunda (14), quando começou a frequentar o CT gremista, após acertar vínculo até o final desta temporada, ele já manteve contatos com funcionários e antigos companheiros. Geromel, que é o capitão da equipe, mas é visto como uma liderança técnica, ganhou um outro componente para ajudar a guiar o elenco. Inclusive, ele esteve relacionado no hotel para ajudar nos bastidores. No Beira-Rio, num camarote, foi flagrado vibrando ao lado de Ferreira.
Kannemann, Leonardo Gomes e Michel, que se recuperam de lesões, e são remanescentes da passagem anterior, também são saudados pela chegada do antigo colega. Orejuela e Lucas Silva já trabalharam com ele no Cruzeiro. Aliás, o colombiano disputou posição com o novo concorrente. Acredita-se que a disputa pela vaga pode estimular o jogador a retomar o bom futebol. Atualmente, Rodrigues é o lateral-direito.
Depois dos exames, Edilson iniciou trabalhos físicos. Nos últimos dias, começou a treinar com bola simulações de movimento. No coletivo do domingo (20), já foi testado no time de suplentes. Ao seu lado estavam jovens como Felipe, Natã, Calegari e Thiago Rosa. Após uma saída de bola equivocada em tiro de meta, tratou de orientar para buscar a saída pelas extremidades e não diretamente com os zagueiros.
Com a estreia projetada para a Série B, já que o Gauchão impede novas inscrições, o lateral seguirá treinando. Nos próximos dias, o Tricolor deve apresentar Rodrigo Ferreira, que está no Mirassol, como mais uma alternativa para a posição. O Tricolor deve encarar o restante da temporada desta forma, já que imagina que o líder não poderá atuar em todas as rodadas em virtude da idade e cartões. Assim, acredita que o reforço já está dando resposta dentro e fora de campo.