Depois de abrir vantagem de 3 a 0 pela semifinal do Gauchão diante do Inter, em pleno Beira-Rio, o Grêmio já iniciou a preparação para o confronto da volta. No CT Luiz Carvalho, na manhã deste domingo (20), Ferreira já foi testado pela comissão técnica em coletivo de reservas contra os demais suplentes. O camisa 10 pode ficar à disposição para o enfrentamento da volta, na Arena.
Sem qualquer tipo de limitação, o atacante fez as mesmas movimentações dos companheiros. Ele jogou na posição que é dele no time titular: a ponta esquerda. Apesar da troca de passes, o atleta não buscou dribles ou jogadas individuais.
Segundo o Tricolor, Ferreira está recuperado da lesão muscular na coxa direita. Porém, faltam atividades para ele estar em campo numa partida:
— O Ferreira finalizou a semana treinando. O que motivou toda a dúvida foi que ele estava presente no último treino aberto. Mas eu já joguei, eu sei como ele. Ele sempre ressaltava desconforto, com dificuldade de movimentação, então não relatava confiança. Era melhor colocar um atleta 100% em condição física e confiança — disse Roger Machado, após o Gre-Nal 436.
O treinamento foi um coletivo de reservas contra os demais suplentes. Praticamente uma simulação de enfrentamento em jogo oficial sem qualquer orientação diferenciada. A formação mais próxima do ideal tinha: Grando; Orejuela, Gustavo Marins, Heitor e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Gabriel Silva, Janderson, Benitez e Ferreira; Churín. O argentino fez o único gol, após investida de Orejuela.
Já o terceiro time era composto praticamente por jovens. Edilson foi a principal atração da formação. Foi o primeiro trabalho aberto com o lateral sendo testado. O camisa 33 poderá atuar na abertura da Série B, em abril. A escalação teve: Felipe; Edilson, Natã, Calegari e Thiago Rosa; Sarará, Fernando Henrique, Frizzo; Rildo, Vini Paulista e Wesley Moreira. O experiente lateral foi substituído por Lucas Kawan.
Os principais jogadores, que começaram o Gre-Nal do último sábado (19), realizaram atividades regenerativas. Segundo relatos, ninguém apresentou lesão, até o momento. Lucas Silva, que foi atingido por um celular, recebeu pontos no local, mas não preocupa. Com isso, o único desfalque deve ser Villasanti, chamado para a seleção do Paraguai. Thiago Santos deve ficar com a vaga para o Gre-Nal 437, na quarta-feira (23), às 22h15min, pelo duelo da volta.