Mesmo buscando lateral-direito no mercado, o Grêmio acertou o repasse de Felipe Albuquerque para o Novorizontino, que será adversário na Série B. Com contrato até o final do ano, o atleta de 22 anos não deverá mais ser aproveitado. O clube colocou nos termos cláusulas para evitar que ele atue contra o Tricolor.
Em 2021 e 2022, o jogador chegou a ser analisado para compor o elenco gremista, mas as comissões técnicas entenderam que ele não teria espaço. Então, nos últimos dois anos, vestiu as camisas do Brasil-Pel e da Ponte Preta. Agora, vai atuar novamente no interior paulista durante a Segunda Divisão.
O departamento de futebol do Tricolor está repassando o lateral até o final do vínculo. Nas conversas pelo empréstimo, eventual renovação não foi abordada. Desta forma, a partir de 2023, Albuquerque ficará livra para assinar com outro clube.
Os dirigentes do Grêmio receberam contatos nos últimos dias por alguns atletas. Além do lateral, três jovens podem ser cedidos à Chapecoense. A ideia é que eles adquiram experiência em outros times para retornaram com "bagagem" à Arena.