O Grêmio tentou a contratação de Daniel Guedes no início da temporada. O lateral-direito, que tem 27 anos, vive impasse junto ao Santos — o contrato entre as partes tem duração até o final de junho. Após a investida recusada, o Tricolor optou por apostar em Orejuela e Lucas Kawan, mas não descarta realizar nova tentativa pela contratação.
Após retornar de empréstimo do Fortaleza, onde disputou 13 duelos em 2021, o jogador tinha a expectativa de aproveitamento pelo técnico Fábio Carille. Porém, os dirigentes desejavam a renovação com patamar financeiro reduzido. O negócio não andou e a opção foi pela busca de um novo atleta para a posição: Auro, ex-São Paulo.
O fato foi um dos motivos da demissão do treinador da equipe da baixada santista, já que o jogador estava à disposição e não foi utilizado. A tendência é de que ele siga afastado até a resolução do caso.
O estafe de Daniel Guedes confirma a procura gremista no começo do ano. Pela negativa do Santos na liberação, o negócio não avançou. Goiás e Botafogo também demonstraram interesse.
No momento, segundo apuração de GZH, não há conversas pela transferência. O Grêmio espera suprir as carências do plantel com o Orejuela e Kawan. Se necessitar de outro atleta, uma nova tentativa poderá ser realizada.
Para a disputa da Série B, a partir de abril, o Tricolor poderá buscar, além de um lateral, mais um defensor e outro meia-atacante. A nova comissão técnica avaliará o elenco para definir as prioridades junto aos dirigentes.