Sem espaço no time principal, o Grêmio avalia ceder dois jogadores que estão na equipe de transição. O lateral Felipe Albuquerque e o volante Frizzo estão sem perspectivas de aproveitamento e devem ser cedidos a outros clubes. Ambos possuem experiência recente na Segunda Divisão do futebol brasileiro.
O lateral-direito, que tem contrato até o final da temporada, foi repassado nos dois últimos torneios ao Brasil de Pelotas (2020) e Ponte Preta (2021). No Tricolor, chegou a ganhar oportunidades na pré-Libertadores, mas não conseguiu deslanchar. É possível que o ala não retorne à Arena pela falta de chances.
O time do interior paulista chegou a abrir tratativas para levar o jogador novamente. Porém, a negociação foi encerrada nos últimos dias. Outras equipes já fizeram contatos pela contratação e o Grêmio não fará “jogo duro” na liberação.
Outra situação em análise no CT Luiz Carvalho envolve Matheus Frizzo. O meio-campista, que completará 24 anos em julho, também tem vínculo se encerrando no final de 2022. Na última temporada, esteve no grupo vencedor da Série B pelo Botafogo. Porém, não teve oportunidades com Vagner Mancini e está deslocado no time de transição.
Entre os dirigentes, a avaliação é que o volante pode ganhar sobrevida com a chegada de Roger Machado. Mesmo assim, a liberação não está descartada com a manutenção do contrato por mais tempo.
Atualmente, o Grêmio conta com seis volantes no elenco principal: Villasanti, Thiago Santos, Lucas Silva, Victor Bobsin, Fernando Henrique e Mateus Sarará. Desta forma, a oportunidade não deverá ser concedida tão cedo.