O empate contra o Corinthians em 1 a 1 neste domingo (5) faz com que o Grêmio tenha, pelo menos, mais um dia de sobrevivência na Série A do Brasileirão. Com o resultado, o Tricolor chegou a 40 pontos, ainda na 18ª posição, com três pontos a menos do que o Juventude, primeiro time fora do Z-4, mas que tem um jogo a menos — a ser feito nesta segunda.
A torcida é para que ao final da segunda, ao menos, dois rivais estejam a três pontos para o Grêmio sobreviver e ter aspirações na quinta, último dia do campeonato. Apenas três times seguem com pontuação alcançável: Bahia, Cuiabá e Juventude (todos com 43 pontos).
Nesta segunda, os dois últimos entram em campo pela 37ª rodada. Os mato-grossenses duelam contra o Fortaleza, em casa, e os caxienses enfrentam o São Paulo, fora de casa. O Tricolor precisa que ao menos um deles perca seu jogo para seguir vivo até última rodada.
A partir disso, o time de Vagner Mancini chegará com chances de se salvar na partida derradeira da competição de pontos corridos. Assim, o Bahia e mais uma equipe ainda poderiam ser alcançados na última rodada. O melhor cenário seria que Cuiabá e Juventude perdessem para que existam três times que possam ser ultrapassados na quinta.
A partir daí, o Grêmio precisará vencer o Atlético-MG. Somando os três pontos, chegará a 43 e precisará que dois adversários não somem pontos na última rodada. O Juventude joga contra o Corinthians, em casa. O Bahia duelará contra o Fortaleza no Castelão. Por fim, o Cuiabá medirá forças com o Santos, na Vila Belmiro. O Tricolor ainda poderia superá-los no número de vitórias (12).
Jogos que interessam
Para não ser rebaixado na segunda: precisa que pelo menos Cuiabá ou Juventude não pontuem. Assim, dois clubes chegarão com pontuação alcançável na última rodada.
Segunda-feira (6/12)
- 19h: São Paulo x Juventude
- 20h: Cuiabá x Fortaleza
Quinta-feira (9/12)
Se chegar vivo na última rodada: precisa vencer o Galo e torcer para que, pelo menos, dois clubes não pontuem mais (entre Bahia, Cuiabá e Juventude). Assim, escaparia no número de vitórias, utilizado como critério de desempate.
- 21h30min: Grêmio x Atlético-MG
- 21h30min: Juventude x Corinthians
- 21h30min: Fortaleza x Bahia
- 21h30min: Santos x Cuiabá