Mesmo com a vitória sobre o Atlético-MG nesta quinta-feira (9), o Grêmio está rebaixado à Série B do Brasileirão. Depois de um péssimo início sob comando de Tiago Nunes, o Tricolor até tentou corrigir o rumo, primeiro apostando em Felipão e, posteriormente, em Vagner Mancini, mas acabou não tendo sucesso. Chapecoense, Sport e Bahia também jogarão a segunda divisão em 2022.
Esta será a terceira vez, em 118 anos de história, que o Grêmio terá de disputar a Série B. A primeira queda ocorreu em 1991, quando até chegou à última rodada dependendo apenas de si para escapar, mas terminou perdendo para o Botafogo, por 3 a 1, fora de casa. No ano seguinte, em um campeonato em que 12 equipes subiriam de divisão, os gremistas terminaram em nono, assegurando o retorno à elite nacional.
Em 2004, o Tricolor pareceu não ter aprendido com os erros cometidos na temporada anterior, quando escapou da queda na reta final. Com problemas financeiros e atos de indisciplina, foi rebaixado com três rodadas de antecedência, após empate em 3 a 3 com o Athletico-PR, terminando o campeonato na lanterna, com apenas 39 pontos em 46 partidas. Na temporada posterior, a redenção veio na Batalha dos Aflitos, que recolocou o clube na Série A.
Mapa para 2022
O futuro reserva ao Grêmio vários desafios. O Tricolor terá de adaptar o elenco para a disputa de um campeonato cheio de peculiaridades, e tudo isso precisará ser colocado em prática com uma redução drástica de receitas. A previsão é de que o clube deixe de arrecadar mais de R$ 80 milhões por conta do rebaixamento.
No inóspito mundo da Série B, o Grêmio reencontrará velhos conhecidos, que mais parecem se mostrar como exemplos a não serem seguidos. Cruzeiro e Vasco, clubes considerados gigantes do futebol brasileiro, caíram e não conseguiram voltar na primeira tentativa — no caso dos mineiros, será o terceiro ano seguido na segunda divisão.
Entre os participantes, além de Grêmio, campeão em 2005, Chapecoense, Criciúma, Guarani, Londrina, Sampaio Corrêa, Sport e Vasco também já levantaram a taça. Vale lembrar que serão 38 rodadas, com os quatro melhores colocados garantindo o reencontro com a Série A.