Após oficializar a permanência de Dênis Abrahão na vice-presidência de futebol, o Grêmio definiu que Vagner Mancini continuará no comando da equipe em 2022. O treinador foi contratado assim que Abrahão assumiu o departamento de futebol do clube, em outubro. Não será necessária a renovação de contrato, porque o atual vínculo de Mancini com o Tricolor vai até o final da próxima temporada.
A dupla chegou à Arena com a missão de tirar o Tricolor da zona de rebaixamento — restavam 14 partidas do Brasileirão quando ambos assumiram suas funções. No período, o time somou seis vitórias, dois empates e seis derrotas. O aproveitamento de 47% foi insuficiente para evitar a queda para a Série B. Após a vitória sobre o Atlético-MG, na última rodada, o treinador havia afirmado que o seu desejo era seguir no Grêmio.
— Óbvio que eu fico. Quero ficar, não sou de desistir das coisas. Faço parte de uma geração vencedora no Grêmio. Sabia que era difícil e, quando fiz uma conta lá atrás, antes de acertar com o Grêmio, era de 50% dos pontos. A gente chegou muito próximo disso e acabou não sendo suficiente.
Com a confirmação da permanência de Abrahão e de Mancini, o departamento de futebol gremista começa a trabalhar na reformulação do elenco. Uma série de modificações será realizada — a principal delas será a redução do custo da folha salarial. Atualmente girando em torno de R$ 14 milhões, o valor deverá ser reduzido pela metade para 2021.