Em entrevista concedida na manhã desta sexta-feira (15), o novo vice-presidente de futebol do Grêmio, Dênis Abrahão, confirmou a contratação do técnico Vagner Mancini, que assina com o clube até o final de 2022. O profissional, que estava no América-MG, chega à Arena com a missão de substituir Felipão e, restando 14 rodadas, tirar o time da zona de rebaixamento do Brasileirão.
— A conversa com o Vagner foi muito simples. Ele é um conhecido da casa, foi nosso jogador em 1995. Eu era uma criança aqui dentro e já era dirigente em 1993. E nós chamávamos o Vanger Mancini de Seu Verardi 2, porque ele viajava de paletó azul. Então, ele conhece a tradição do Grêmio, já foi campeão e tem amor pelo Grêmio. Quando ligamos, ele disse: "Estou dentro!" — relatou o novo dirigente gremista, que complementou:
— O Vagner teve um bom trabalho no Corinthians, que ninguém fala. Fez um belo trabalho no Atlético-GO. Ele foi campeão da Copa do Brasil pelo Paulista, contra o Fluminense do Abel. O Vagner vem ao longo do tempo crescendo. Se vocês olharem a estrutura tática do América-MG, vão entender por que fomos atrás dele. E ele é identificado com o Grêmio, sabe que o tambor bate forte. Aqui tem que ter cabelo no peito. Aqui a cobra fuma.
O treinador já está em Porto Alegre, mas para estrear no comando da equipe gremista diante do Juventude, neste domingo (17), precisa ter seu nome divulgado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF até as 19h. Caso contrário, ficará à disposição apenas para o duelo com o Atlético-GO, agendado para a segunda-feira (25) da semana seguinte.
Esta não será a primeira passagem de Mancini pelo Tricolor. Em 1995, ainda como atleta, ele fez parte do elenco bicampeão da Libertadores. Depois, em 2008, foi contratado para comandar a equipe no início da temporada, mas acabou demitido após seis jogos — curiosamente, sem ter perdido nenhuma partida.
Aos 54 anos de idade, o técnico tem um currículo extenso, com quase 20 clubes. Entre seus maiores feitos, estão a conquista da Copa do Brasil de 2005, com o Paulista, além de títulos estaduais com o Vitória (2008 e 2016), Ceará (2011) e Chapecoense (2017).
Mancini chega a Porto Alegre junto com o auxiliar-técnico Régis Angeli, o analista de desempenho Cláudio Andrade e o auxiliar de preparação física Lucas Itaberaba. De acordo com o colunista de GZH Eduardo Gabardo, o salário do treinador será de R$ 550 mil mensais. Com o custo da comissão técnica, o valor fica um pouco mais alto. E, se conseguir livrar o Grêmio do rebaixamento, terá um bônus de R$ 5 milhões.