O Grêmio confirmou a contratação de Vagner Mancini nesta sexta sexta-feira (15), na entrevista de apresentação de Dênis Abrahão como vice de futebol do clube. O treinador já se desligou do América-MG e chegará a Porto Alegre ao longo do dia, a tempo de participar do treinamento marcado para esta tarde.
Mancini virá com três integrantes para a comissão técnica, o auxiliar Régis Angeli, o analista de desempenho Cláudio Andrade e o auxiliar de preparação física Lucas Itaberaba, que estavam com ele na equipe mineira e que já trabalharam com o ex-meia gremista dos anos 1990 em outras oportunidades.
Formado em Educação Física, Régis Angeli, 57 anos, também já exerceu a função de treinador e nesta temporada teve uma breve passagem pelo Comercial-SP. Em cinco jogos na Série A-3 do Paulista, obteve uma vitória, dois empates e duas derrotas e deixou o clube em "comum acordo" com a diretoria, após 38 dias de trabalho. Em 16 de setembro, ele foi anunciado pelo América-MG para ser auxiliar de Mancini, com quem já havia trabalhado em 2007 e de 2011 a 2017, em clubes como Cruzeiro, Athletico-PR e Botafogo.
— Régis havia chegado há pouco, substituindo outro auxiliar, o Anderson Batatais, que assumiu o Ferroviário-CE. Ele já trabalhou anteriormente com o Mancini, inclusive no Cruzeiro. Ele é mais do trabalho de campo — diz o repórter Emerson Romano, da Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte.
O outro novo membro da comissão técnica gremista é um velho conhecido de Vagner Mancini. Cláudio Andrade, 41 anos, começou como auxiliar de rouparia no Paulista de Jundiaí, primeiro clube de Mancini como treinador, onde conquistou o principal título da carreira de técnico, a Copa do Brasil de 2005.
— Comecei como auxiliar de roupeiro do Paulista de Jundiaí. Limpei muito a chuteira do Mancini. Na época era chuteira preta, de couro, limpava e passava graxa — disse o analista ao ge.globo, após a chegada da comissão técnica ao Corinthians, em outubro do ano passado.
Sempre interessado em crescer, Cláudio foi fazendo cursos, alguns na área de informática, e acabou trabalhando no departamento financeiro do Paulista. Abnegado, ele concluiu o curso de Administração de Empresas e Tecnologia da Informação antes de deixar o clube de Jundiaí, em 2010.
Em 2017, foi convidado por Vagner Mancini para integrar a comissão técnica do Vitória e obteve certificação na CBF Academy.
— Cláudio de Andrade, que é um auxiliar/analista, faz o elo entre a parte de análise de desempenho e aquilo que é feito dentro de campo. Então, o Cláudio, ele combina muito bem a parte de auxiliar com análise de desempenho, tão importante nos dias de hoje — contou o treinador ao site do Corinthians, no dia de sua apresentação no clube paulista.
Um terceiro integrante contratado é Lucas Itaberaba, que virá para ser auxiliar de preparação física. O profissional de 35 anos começou no Vitória. Ele trabalhou no clube de 2017 até 2019 e passou por todas as categorias até chegar na equipe principal. Deixou o clube para acertar com o Palmeiras, onde permaneceu até chegar ao América-MG, em junho deste ano.
Agora, no Grêmio, a missão de Mancini e do trio que chega com ele para a comissão técnica será evitar a terceira queda da equipe gaúcha para a Série B em sua história.