Dois jogadores revelados pelas categorias de base do Grêmio perderam espaço na lista de convocados pelo técnico Vagner Mancini nos últimos jogos: o atacante Elias e o volante Darlan.
Internamente a avaliação gremista é de que Elias tem grande potencial e de que será um excelente atacante. Porém, a oscilação e a transição para o time profissional são apontadas como fatores para que ele tenha perdido espaço. Porém, ele deve estar no elenco na próxima temporada, independente da divisão.
Sobre Darlan, as características de jogo curto, de retenção de bola não são consideradas ideais para o que time necessita. Mergulhado na zona de rebaixamento e com uma tentativa de jogo de maior velocidade e transição, o volante acabou sendo superado por Victor Bobsin, que é apontado como jogador de maior porte físico e vertical. Para 2022, Darlan terá sua situação avaliada. As atuais circunstâncias deixaram o staff do atleta incomodado, o que poderá acarretar em uma possível saída da Arena ao final do ano, mesmo que tenha vínculo até o final de 2024, assim como Elias.
Artilheiro do Brasileirão de Aspirantes, vencido pelo Tricolor, Elias era apontado pela torcida como uma esperança de melhorar o ataque. Depois de entrar na partida contra o Palmeiras, quando chegou a marcar um gol invalidado pelo VAR, o jovem de 19 anos foi escalado contra Fluminense e América-MG e depois ficou no banco apenas na derrota para o Bragantino.
Mais experiente, Darlan já foi cogitado como sucessor de Matheus Henrique, vendido para o futebol italiano. Porém, o jogador de 23 anos jamais conseguiu se firmar e acabou sendo marcado por alguns episódios em derrotas gremistas, o que de forma velada deixou transparecer que ele não poderia errar sob pena de não ser mais uma opção.