Numa medida extrema em busca de concentração e mobilização de grupo para o jogo desta quinta-feira (1), o Grêmio não descarta sair de Porto Alegre antes de enfrentar o São Paulo na Arena. A ideia seria procurar mais tranquilidade e convívio permanente do grupo, afastando-se do CT Luiz Carvalho e do alojamento habitual no hotel que serve ao clube. A decisão passará diretamente pelo vice-presidente de futebol Dênis Abrahão, que definirá tudo até o final da tarde desta segunda-feira (29).
Uma primeira ideia apontava para Viamão, onde poderia ser usado o mesmo resort que já serviu de concentração para clubes e seleções, entre elas a brasileira. Além do isolamento e de um ambiente muito calmo, há equipamentos de excelente qualidade para treinamentos. Haveria também outros locais que poderiam ser estudados, mas sem uma situação que conjugasse todas as necessidades num mesmo estabelecimento.
A urgência de uma logística extremamente ágil, capaz de colocar a delegação alojada a partir desta terça-feira, deve significar uma dificuldade. Neste caso, a alternativa e a tendência é de seguir a rotina de trabalhos usando para os treinos os campos do CT ou mesmo na Arena, o que depende de permissão da gestora do estádio. A concentração deve começar dois dias antes do enfrentamento com os são-paulinos.
Para o primeiro treinamento da semana, programado para o CT Luiz Carvalho, já existem cuidados especiais com a segurança. O temor é de que possa haver protestos como os ocorridos em setembro e que redundaram em registros policiais, detenção de torcedores e punição para grupos organizados da torcida.
Na chegada da delegação gremista, depois da derrota para o Bahia, não houve nenhum tipo de manifestação no Aeroporto Salgado Filho, mas isto não deixa os tricolores menos cautelosos.